MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Consumo de carne aumenta em MT e alivia impactos de embargo russo

 

Apetite do consumidor fez o consumo de carnes crescer no estado.
Alta no preço das carnes não assustou compradores mato-grossenses.

Leandro J. Nascimento Do G1 MT
Consumo de carne cresceu em MT (Foto: Reprodução TVCA)Consumo cresceu mesmo com alta de preços.
(Foto: Reprodução TVCA)
O aumento no preço da carne bovina nos últimos meses em Mato Grosso não afastou o consumidor das gôndolas dos supermercados. Apesar de alguns cortes estarem até 68,37% mais caros no mês de novembro na comparação com 2010, o consumo interno aumentou e contribuiu para amenizar os efeitos ocasionados pela queda nas exportações de carne pelo estado, em função do embargo promovido pela Rússia em meados deste ano. O tradicional churrasco aos finais de semana e a proximidade das festas como Natal e ano novo influenciaram diretamente o desempenho tanto do setor supermercadista quanto o da bovinocultura.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o apetite do consumidor do mercado interno 'salvou' a cadeia da pecuária de corte. A elevação na renda das classes C e D aqueceram o comércio do produto e mantiveram firme a demanda pela proteína animal. "A Rússia saiu do mercado, mas temos o consumidor que investiu e começou a comprar mais carne bovina, de frango e suínos e fez com que os setores tivessem um bom ano. Agora, temos tido a oportunidade de exportar para outros países como a Venezuela, o Chile", frisou o superintendente do Imea, Otávio Celidônio.
Em alguns supermercados de Mato Grosso, a venda de carne cresceu em torno de 15% no mês passado. "No final de outubro já sentimos esse aumento no consumo e com a proximidade das festas de fim de ano é natural que o consumidor comece a comprar um pouco mais. Estamos com um percentual [de aumento] de 15% nesse período, pois mudou a característica de compra", explicou Edilson da Silva, gerente de uma rede supermercados em Cuiabá.

Segundo o representante, peças como as destinadas para o tradiconal churrasco são as que mais têm saída. "Tivemos um acréscimo nos custos [das carnes] em torno de 10% a 12%, o que não fez cair o consumo, pois coincidiu com o período em que o consumidor tem um pouco mais de dinheiro no bolso em função do 13º. Enfim, mesmo com o aumento, não se reduziram as vendas", explicou Silva.
Pasto cederá espaço para lavouras em MT (Foto: Leandro J. Nascimento / G1)Embargo russo à carne brasileira afetou venda de
carne ao país. (Foto: Leandro J. Nascimento / G1)
O entendimento é o mesmo do superintendente do Imea, Otávio Celidônio. "A carne não ficou mais barata, pelo contrário. Nas gôndolas dos supermercados ela vem aumentando, pelo menos até o mês de novembro. O que foi fundamental para o setor esse ano foi justamente a recuperação do mercado interno, que havia diminuído o consumo de carne e que nesse ano com o aumento da renda, vimos o crescimento do consumo interno e foi o que segurou o mercado", destacou.

De acordo com Celidônio, o aumento no consumo interno foi determinante para a receita recorde do setor. Com a decisão do mercado russo em não mais importar a proteína animal do Brasil, desde agosto Mato Grosso perdeu um dos principais destinos para a carne.
"Vimos uma redução significativa de volume na exportação dessa carne e se não fosse a população fazer mais churrasco, consumir, teríamos um cenário pior para os preços", considerou Otávio Celidônio.

A empresária Abadia Matos sentiu o preço mais salgado das carnes na hora da tradicional compra. "O preço subiu muito e a gente tem que comprar o suíno, o frango, balancear. Mas não pode parar [de consumir carne bovina]. Domingo tem que fazer o churrasquinho", citou.

Exportações
De janeiro a novembro, as exportações de carne pelo estado recuaram 13,6% entre janeiro a novembro, em relação a 2010. Mesmo assim, as receitas aumentaram. O faturamento com o embarque em 11 meses aumentou 14,9% em compração com 2010, segundo identificou o Instituto Mato-grossense

Nenhum comentário:

Postar um comentário