MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Conquista entra na rota do tráfico internacional de drogas sintéticas

 

Juscelino Souza | Sucursal Vitória da Conquista
Depois de prender duas pessoas e cumprir mandados de busca e apreensão nesta terça-feira, 13, como parte da “Operação Conexão Barcelona”, de combate ao tráfico internacional de drogas sintéticas, agentes da Delegacia da Polícia Federal em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, voltaram o foco das investigações para tentar identificar e localizar outros destinatários de micropontos de LSD e outras drogas sintéticas no Brasil.

A operação, deflagrada nas primeiras horas de hoje, também resultou no cumprimento de um mandado de busca e na prisão, em Aracaju (Sergipe), de um acusado de integrar o grupo de traficantes internacionais. A PF não divulgou nomes dos presos, que foram ouvidos em interrogatório e encaminhados aos presídios de Conquista e de Sergipe nesse mesmo dia.

O delegado responsável pelas investigações, Victor Menezes, informou - por meio da assessoria local da PF - estar atarefado em audiências e oitivas dessa e de outras operações. Somente nesta quarta-feira, 14, é que ele deverá se manifestar sobre a “Operação Conexão Barcelona”, na sede da Delegacia local da PF.

De antemão, a PF informou que chegou a um dos envolvidos por meio da intercepção de uma remessa, pelos Correios, de uma pequena quantidade de micropontos de LSD para seu endereço, em Vitória da Conquista. A perícia confirmou se tratar de uma substância denominada dietilamida do ácido lisérgico.

As investigações se seguiram e, graças a interceptações telefônicas e telemáticas (internet) do grupo, os federais chegaram a mais um envolvido em Vitória da Conquista, ao de Aracaju e ao distribuidor em Barcelona, na Espanha. A este último eram feitas as encomendas de micropontos de LSD para o Brasil.

As ações policiais estão associadas ao mapeamento de toda rede de fabricação e distribuição da droga na Espanha. De acordo com nota distribuída pela Comunicação Social da PF em Conquista, a operação também deverá cumprir mandados de busca e prisão para um brasileiro que reside na Espanha.

O homem, que entrou na lista de “difusão vermelha” da Agência de Polícia Internacional (Interpol), seria o responsável pela remessa de micropontos de LSD para receptadores no Brasil. Este mecanismo informa nome e dados qualificativos do foragido da justiça à Interpol, que os retransmite para as instituições policiais a ela interligadas.

LSD – De acordo com especialistas, o LSD, ou ácido lisérgico, é capaz de produzir alterações no cérebro, por agir diretamente sobre o sistema nervoso. O uso provoca fenômenos psíquicos, como alucinações, delírios e ilusões. Produzida em laboratório, a substância sintética teria adquirido popularidade na década de 60, quando não era vista como algo prejudicial à saúde. Seu consumo geralmente se dá, ainda segundo especialistas médicos, por via oral, injeção ou inalação, e se apresenta em forma de barras, cápsulas, tiras de gelatina e líquida.

Os efeitos do LSD duram de oito a doze horas, provocando, dentre outros sintomas, dilatação das pupilas, sudorese, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, aumento da temperatura, náuseas, vômitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário