MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Concorrência com produto chinês preocupa produtores de alho de SC

 

Os agricultores do estado vão colher mais alho este ano.
Preocupação está no preço, que caiu muito nos últimos meses.

Do Globo Rural
A colheita nem terminou e a safra de 2011 já é 15% maior do que a do ano passado por conta do aumento da área plantada. São 1.300 hectares de área só no Planalto Serrano.

O clima foi favorável na safra. Tempo bom, frio na hora certa, sol na medida e chuva dentro do esperado.
Para os produtores, a safra de 2011 já está sendo considerada uma das melhores dos últimos tempos. Com maior área plantada, a colheita deve ultrapassar 13 mil toneladas.
Mas o que preocupa os produtores é a concorrência externa, principalmente com a entrada do alho chinês no Brasil, que influencia diretamente o preço e a comercialização da hortaliça.
Santa Catarina produz 15% do alho brasileiro. Na propriedade de Valdir Ferreira, em Campos Novos, há 25 hectares de alho plantados, três a mais do que em 2010. Ele vai colher 15 toneladas da hortaliça, a qualidade anima, mas o preço não.
Hoje os produtores estão vendendo a saca com 10 quilos por R$ 30, 70% a menos do que o valor que conseguiram o ano passado, que era de R$ 100.
Para compensar as perdas, os produtores estão buscando alternativas de renda. Na cooperativa, por exemplo, o alho é selecionado in natura e depois é revendido para supermercados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário