MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 11 de dezembro de 2011

Colônias holandesas popularizaram a técnica do plantio direto no Brasil

 

Neste sistema não se faz o preparo do solo entre um plantio e outro.
Com o uso dessa técnica, a produtividade brasileira se multiplicou.

Do Globo Rural
A música é brasileira: “Trenzinho Caipira”, de Villa Lobos. Os músicos, todos holandeses. São da Orquestra Sinfônica Phillips, uma das principais atrações do centenário de imigração. Abrir o concerto com um autor nacional e não com um clássico europeu é uma homenagem à cultura que os pioneiros e seus descendentes abraçaram.
Em retribuição, brasileirinhos de Carambeí, em cujas veias corre o sangue batavo, apresentam números folclóricos da Holanda para os músicos da sinfônica. Numa folga da turnê, eles foram conhecer a Vila Histórica que reconstitui o assentamento dos primeiros imigrantes no início do século passado.
O violoncelista Bas Jonguem, que é o menino prodígio da orquestra e que na noite anterior deu um show no concerto, se diz encantado. “Fantástico o que vejo aqui. Muito legal ver minha cultura representada assim, tão distante da Holanda. É uma aula de história para mim.”
Imigração
Filmando tudo, o cinegrafista Gilberto Voorsluys que nasceu e cresceu em Carambeí, se formou em Jornalismo, foi repórter cinematográfico de afiliadas da Globo na região Sul e agora virou documentarista. Montou uma produtora de vídeo, negócio ousado para quem foi estimulado a seguir a carreira dos antepassados na produção agropecuária. Gilberto vem a ser trineto de dois fundadores da colônia holandesa: o De Gueus e o Voorsluys. A fazenda de leite da família fica a duas quadras da rua principal.
Gilberto conseguiu reunir um acervo admirável de fotos e filmes que contam a história do desenvolvimento da região. O esforço heróico das primeiras famílias. Embora já houvesse mecanização na Europa, aqui, no começo, foi tudo puxado a boi. Depois vieram as primeiras máquinas. Nas festas, dançavam como no país de origem. A fé e a cooperação deram a liga para a sociedade que se tornou muito unida.
Ele conta que virou cinegrafista por influência do Globo Rural. Na década de 80, acompanhou inúmeras reportagens que o programa fez na região de Carambeí sobre uma técnica que teve um impulso e uma contribuição enormes da colônia holandesa. É a técnica que revolucionou a agricultura brasileira: o plantio direto na palha.
Outras colônias
Anteriormente e depois da chegada do pessoal de Carambeí, houve outras imigrações holandesas que formaram colônias por várias regiões do Brasil. Ainda em meados do século 19, um grupo pioneiro foi para a região de Santa Leopoldina, no Espírito Santo. Também no começo do século 20 vieram grupos para o Rio Grande do Sul, municípios de Não-Me-Toque e Bento Gonçalves. Depois da Segunda Guerra, formou-se no estado de São Paulo a Holambra, famosa mundialmente pela produção de flores. Na década de 60, outro grupo formou a Holambra 2, em Paranapanema. Há também colônias holandesas em Unaí, Minas Gerais, e Maracaju, Mato Grosso do Sul. A colônia de Carambeí se destacou fortemente na agropecuária. A região tem a bacia leiteira com os melhores índices do país e uma participação fundamental na revolução da nossa produção agrícola.
Plantio direto
Frank Djikstra é um dos que são considerados como pais do plantio direto. Nos anos de 1970, animado com experiências feitas pelo alemão Herbert Barths, em Rolândeia, e Manuel Henrique Pereira, em Ponta Grossa, Frank resolveu apostar no novo sistema. A primeira coisa que fez foi contratar para a Cooperativa Batavo um agrônomo holandês. Hans Peiten trabalhou 30 anos no Brasil. É reconhecido também como um dos pais do plantio direto.
Hoje, o plantio direto na palha já está mais do que consagrado. Neste sistema não se faz aração nem gradeação, quer dizer, não se mexe com a terra. Colhe-se uma cultura e, imediatamente após, se vem com a outra, sem preparo do solo.
Atualmente, na agricultura brasileira, em mais de 60%, a prática é a do plantio direto na palha. Isso trouxe enormes ganhos ambientais. Pelos cálculos de Hans Peiten, só o estado do Paraná, com o plantio direto na palha consegue-se poupar uma quantidade de água equivalente a uma represa de Itaipu.
Depois do plantio direto, a produtividade brasileira se multiplicou. Uma terra que dava uma cultura e meia por ano, agora dá três colheitas. O milho, por exemplo, saltou dos 3.000 para 9.000 quilos por hectare.

Nenhum comentário:

Postar um comentário