MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Chuva ajuda a recuperar as lavouras de soja no Maranhão

 

Estiagem prejudicou o desenvolvimento das plantas.
Safra deve render mais de 1,6 milhão de toneladas no sul do estado.

Do Globo Rural
A volta da chuva causou alívio aos agricultores do sul do Maranhão, onde está terminando o plantio da soja. A estiagem ameaçava as lavouras da região. Este ano, foram plantados 560 mil hectares do grão e houve aumento de 9,3% em relação ao ano passado. A safra deve render mais de 1,6 milhão de toneladas, apesar das condições climáticas não terem sido favoráveis logo no início do ciclo de produção.
Na maioria das lavouras a soja foi plantada na primeira semana do mês de novembro, quando começou o período de chuvas no sul do estado. Mas quando o plantio terminou os agricultores enfrentaram uma estiagem de mais de 15 dias, o que acabou prejudicando o desenvolvimento das plantas.
O agricultor Rudiney Tozi, que plantou 400 hectares de uma variedade precoce de soja no município de Balsas, esperava iniciar a colheita em fevereiro do próximo ano. Mas a falta de chuvas retardou o crescimento das plantas.
O engenheiro agrônomo Carlos Roberto de la Flora gerencia uma plantação de mais de quatro mil hectares. Esta semana, começaram a cair pancadas de chuvas em pontos isolados, quantidade que, segundo ele, foi suficiente para que as plantas recuperassem o padrão de crescimento principalmente nas áreas onde foi feito o plantio direto na palhada de outras culturas. “Com o retorno da chuva, vamos conseguir recuperar e se manter conforme a estimativa de produção”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário