MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Cartão postal de Salvador, Elevador Lacerda completa 138 anos

 

Equipamento começou a ser construído em 1869.
Nome Lacerda foi dado em homenagem a engenheiro que fez o projeto.

Do G1 BA, com informações da Tv Bahia
elevador lacerda (Foto: Egi Santana/G1)Equipamento começou a ser construído em 1869 e levou quatro anos para ficar pronto. (Foto: Egi Santana/G1)
O Elevador Lacerda, um dos principais símbolos da capital baiana, faz aniversário nesta quinta-feira (8). O equipamento começou a ser construído em 1869 e levou quatro anos para ficar pronto. O equipamento foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 1873.

Localizado no bairro do Comércio, em Salvador, o Elevador Lacerda tem 138 anos e ganhou, inicialmente, o nome  de Elevador Hidráullico da Conceição da Praia, e ficou conhecido também como Elevador Parafuso. Em 1896, o equipamento foi batizado como Elevador Lacerda, uma homenagem ao engenheiro Augusto Lacerda, que criou o projeto de construção do transporte.
O local é dos cartões postais da cidade e transporta centenas de pessoas nas quatro cabines do elevador, que liga a Cidade baixa a parte alta da capital baiana. Da parte de cima do elevador, localizada na Praça Municipal da cidade, pode-se apreciar uma das vistas mais famosas de Salvador, a da Baía de Todos os Santos.

O equipamento é gerenciado pela Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) e tem duas torres que somam 72 metros. As viagens são feitas em aproximadamente 22 segundos. As passagens custam R$ 0,15. De acordo com dados do órgão, mais de 750 mil passageiros utilizam o tranporte por mês. O elevador funciona 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário