MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Campanha do Procon ajuda quem quer iniciar 2012 sem dívidas

 

'Talão de Controle de Despesas' foi criado para organizar gastos diários.
Campanha educativa visa pessoas que querem iniciar o ano sem dívidas.

Do G1 BA
Manter as contas pagas e organizadas é uma tarefa que exige planejamento. Algumas dicas da campanha 'Saindo do Vermelho', lançada pelo Procon neste fim de ano, podem ajudar os baianos com dívidas a economizar. Entre elas, está o domínio da situação financeira individual e o acompanhamento diário dos ganhos (salário, comissão, gorjetas, aluguel, extras) e dos gastos (telefone, água, luz, supermercado, feira, cafezinhos).
A campanha é focada nos consumidores que querem iniciar 2012 com as contas pagas. A principal ação educativa é o 'Talão de Controle de Despesas', uma planilha que faz referência aos talões de cheques e tem intuito de reorganizar os gastos diários. O Procon é um órgão federal vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.
A superintendente do Procon na Bahia, Cristiana Santos, destaca que um dos pontos importantes nesse processo é que as pessoas tenham clareza do quanto podem gastar. "Tão importante quanto o que se ganha é ter controle sobre o que se gasta", alerta.
A especialista observa o quanto as pessoas desperdiçam dinheiro com os 'trocados' no dia a dia e fala da importância de anotar tudo que se gasta. "Quem está endividado está gastando mais do que ganha e vai precisar cortar algumas coisas. Organizar as contas significa, no primeiro momento, tirar o que é supérfluo", completa.
Como muitas pessoas pensam que planilha é algo complicado, o Procon criou um modelo baseado no controle dos gastos da seguinte forma: a pessoa deve anotar em qual dia teve o gasto, como a despesa foi paga e qual a data do vencimento. No fim do mês, todas as despesas são somadas, especificando de que forma cada valor foi pago. A planilha pode ser acessada no site do Procon.
As dúvidas sobre orçamento doméstico, contas ou dívidas podem ser enviadas para os fiscais do Procon pelo e-mail orcamentodomestico@sjcdh.ba.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário