MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Câmara Copa Turística debaterá saúde e turismo para 2014 em Manaus

 

Sinalização turística e capacitação de recursos humanos serão discutidos.
A partir dos debates, cada área ganhará projetos específicos de melhorias.

Do G1 AM
Presidente da Amazonastur, Oreni Braga (Foto: Alex Pazuello/Agecom)Presidente da Amazonastur, Oreni Braga, na Câmara Copa Turística (Foto: Alex Pazuello/Agecom)
A Unidade Gestora do Projeto da Copa 2014 (UGP Copa) instalou, nesta quarta-feira (21), a Câmara Copa Turística, para agregar demandas relacionadas ao turismo no Amazonas. Serão discutidas formas de incrementar a rede hoteleira, o aumento da oferta de restaurantes e a potencialização dos pontos turísticos no Amazonas. Temas como sinalização turística, saúde, voluntariado e capacitação de recursos humanos também serão pautas de debates.
A partir das discussões, cada área ganhará projetos específicos de melhorias. Empresários dos setores de gastronomia e hotelaria, governos estadual e municipal, operadoras de turismo e operadoras de eventos irão integrar a Câmara Copa Turística.
Segundo o coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango, esta ação é de extrema importância. "Isso porque a infraestrutura turística é um dos maiores legados que a Copa de 2014 irá deixar para o Amazonas", afirmou.
De acordo com Capobiango, uma das primeiras demandas a ser debatida pela Câmara diz respeito à sinalização turística de Manaus. Ele explica que será necessário ampliá-la a fim de facilitar o deslocamento dos visitantes. O coordenador da UGP Copa explicou que o padrão da sinalização será definido por cada cidade-sede do Mundial de futebol, já que não existe um modelo estipulado pelos organizadores da Copa.
Quanto à saúde, a Câmara Copa Turística estudará formas de atender aos protocolos internacionais de imunização, incluindo a vacinação exigida aos turistas que viajam para regiões tropicais, como no Brasil. Além do cuidado com a saúde do turista, também deverão ser criados mecanismos de proteção para as pessoas que moram aqui, devido a endemias migratórias que podem vir de outros países para cá. Este estudo será elaborado pela Câmara Copa Turística em parceria com a Câmara Copa Saudável, coordenada pelo secretário estadual de saúde, Wilson Alecrim.
A capacitação de pessoas para serem voluntários na Copa é uma das prioridades da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) a serem discutidas na Câmara Copa Turística. Para atender a essa política, estudantes universitários serão treinados para atuar dentro dos hotéis credenciados pela Fifa. Eles trabalharão como relações públicas da Amazonastur com o objetivo de promover o portfólio de informações turísticas. "Assim, os turistas saberão que locais visitar, o que fazer antes e depois dos jogos, onde comprar artesanato e onde comer. Vai ser um receptivo dentro do hotel para que esse turista se sinta em casa", explicou a presidente da Amazonastur, Oreni Braga.
De acordo com Oreni, esse modelo de serviço será copiado pelo Governo da Bahia. "Salvador já está implantando essa nossa ideia de colocar voluntários do turismo nos hotéis", destacou. Ela explicou que os voluntários receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 100 para atuar dentro dos hotéis.
A Agência de Estado de Comunicação (Agecom) informou ainda que o Centro de Atendimento ao Turista, que já funciona no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e no centro histórico de Manaus, será ampliado. Serão construídos novos centros no Porto de Manaus, na Ponta Negra, em shopping centers (Amazonas e Manauara), na Ponte Rio Negro e no Centro de Convenções de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário