MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de dezembro de 2011

Boi pantaneiro pode ser reconhecido como raça em pesquisa da Embrapa

 

Resultado é esperado pelos produtores de MT e MS.
Mapeamento genético será apresentado no próximo ano.

Vivian Lessa Do G1 MT
gado pantaneiro (Foto: Reprodução/TVCA)Universidade de Córdoba, na Espanha, participa da
pesquisa (Foto: Reprodução/TVCA)
O gado pantaneiro pode ser reconhecido como uma raça brasileira pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Pelo menos, essa é a expectativa dos produtores Mato Grosso e Mato Grosso do Sul que esperam o resultado do mapeamento genético do boi criado no Pantanal.
A árvore genealógica desses animais está sendo pesquisada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que, em parceria com outras instituições, como a Universidade de Córdoba, na Espanha, e será apresentada no próximo aos pecuaristas. Em uma propriedade localizada em Poconé, a 104 quilômetros de Cuiabá, 100 animais fazem parte deste projeto.
A pesquisadora da Embrapa, Raquel Soares Juliano, explica que já foi iniciada a identificação dos animais e a coleta do sangue para análise das amostras. “O interesse maior é saber qual a distância genética dos bois que vieram da Europa, que passaram por uma seleção de anos, das raças originais da Península Ibérica”.
Ela destaca que a partir do mapeamento poderão ser estabelecidos critérios para melhorar os cruzamentos. “Uma fonte de informação importante que poderá ajudar na criação de um rebanho de qualidade”. Economicamente, a intenção é que o boi pantaneiro atenda a mercados restritos que valorizam esse diferencial.
O pecuarista Paulo Moura, dono de uma fazenda monitorada pela Embrapa, espera que o estudo estimule novos criadores. “Esperamos que os animais sejam reconhecidos como raça. Nas exposições agropecuárias é cobrado o documento de identificação do gado e sem o reconhecimento da raça o gado pantaneiro fica fora desses eventos”.
Além disso ele ressalta que o mapeamento genético irá permitir que esse rebanho fique reconhecido em outros estados brasileiros e até fora do país.
História
Os primeiros animais foram trazidos da Península Ibérica, sudoeste da Europa, de Portugal e da Espanha. Aqui ao longo de muitos anos se adaptaram a região tão bem que ficaram conhecidos como bois pantaneiros. As principais características são os chifres longos para enfrentar as onças e os cascos fortes para suportar a cheia e a estiagem .
Com a chegada do nelore na região, o pantaneiro foi deixado de lado pela pecuária comercial de grande escala. Diferentemente dos animais de origem que na Europa passaram por melhoramento genético para a produção de carne e leite, o pantaneiro não motivou investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário