MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 18 de dezembro de 2011

Besouro 'broca de jaca' ameaça árvores frutíferas de Jataí (GO)

 

Inseto atacou troncos e galhos de plantas em duas propriedades da região.
Produtor Rural afirma que UFG está desenvolvendo pesquisa sobre besouro.

Do G1 GO, com informações da TV Anhaguera
O besouro conhecido popularmente como “broca de jaca” ameaça árvores frutíferas na zona rural de Jataí, a 321 km de Goiânia. Em um sítio a 15 quilômetros do município, plantas que estão sendo preservadas, como uma figueira de aproximadamente 20 metros, foram afetadas pela praga.
Somente o corpo do inseto pode chegar a 8 cm, porém, eles causam buracos nos troncos e galhos de até 20 cm. “As fêmeas colocam os ovos na casca da planta que transformam larvas e, consequentemente se tornam adultos. Após esse período, o inseto se infiltra no meio da árvore, que futuramente trará desgastes profundos na madeira”, explica o agrônomo Jonas Wiercinski.
Além disso, ele relata que o besouro é um dos insetos com o maior período de vida. “Identificamos que a broca da jaca chegar a viver até um ano”, afirma o agrônomo.
Avanço da praga
Segundo o produtor rural e delegado estadual de repressão a crimes contra o meio ambiente, Luziano Carvalho, uma árvore da propriedade dele também chegou a ser atacada pela praga. “Vi um buraco com serragem e logo procurei um técnico agrônomo para verificar o caso. Ele aplicou inseticida, mas não adiantou. Então, convidei a Universidade Federal de Goiás para realizar uma pesquisa no local para conter a praga”, declara o delegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário