MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 25 de dezembro de 2011

Área de plantio do algodão em Mato Grosso deve ser menor nesta safra

 

Crise econômica internacional faz com que os preços fiquem reduzidos.
Vendas antecipadas estão mais tímidas e isso preocupa os produtores.

Do Globo Rural
Em Campo Verde, região sul de Mato Grosso, os agricultores aproveitam as primeiras chuvas para semear o algodão.
O problema para o produtor este ano é que ele está gastando mais. “O custo de produção elevou bastante em relação à safra passada”, conta o agricultor Diorginis Seron.
Além do custo alto, o preço do algodão não está ajudando os agricultores nessa safra. Na bolsa de Nova York, o algodão está valendo cerca de 40% menos do que dezembro do ano passado.
Na safra 2011/2012, o que preocupa os produtores são as vendas antecipadas que estão mais tímidas. Em uma propriedade, apenas 50% do algodão já foi comercializado, volume inferior em relação ao mesmo período do ano passado.
Por causa da grande oferta e do algodão que ainda está estocado, o agricultor Itor Cherubini está apreensivo e reduziu a área este ano. “O ano passado nós plantamos 800 hectares, este ano baixamos para 650”, conta.
De acordo com a CONAB, Mato Grosso deve plantar 676 mil hectares de algodão, 6,5% menos que na última safra. Para o analista de mercado Sérgio Demarco, a queda no preço tem a ver com a crise econômica internacional. Outro fator que está ajudando a reduzir o preço é o aumento da produção mundial de algodão, que deve girar em torno de 7%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário