MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Agricultores capixabas são multados por uso indevido de agrotóxicos

 

Segundo Idaf, 12 agricultores foram multados de janeiro a novembro.
Mau uso do produto pode causar problemas de saúde.

Do G1 ES, com informações da TV Gazeta Sul
Doze agricultores foram multados pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) por uso indevido de agrotóxicos na lavoura, no período de janeiro a novembro de 2011. Segundo o Idaf, 24 propriedades foram visitadas neste ano e a metade foi multada, sendo que boa parte dos terrenos fiscalizados ficam em municípios próximos à Minas Gerais. As multas variam de R$ 535 a R$ 2.250.
De acordo com o instituto, a proximidade com Minas Gerais, faz com que os agricultores atravessem a divisa e comprem o agrotóxico sem nenhuma documentação. "Isso deixa o produtor sem nenhuma indicação de como usar o produto, e ele utiliza de qualquer forma sem o mínimo de cuidado com a saúde e com o meio ambiente", diz o engenheiro agrônomo Alisson Rodrigues.
No município de Dores do Rio Preto, no Sul do estado, dois agricultores foram multados durante esta semana pela utilização do produto sem regulamentação, e um deles afirma que é difícil utilizar o produto de maneira correta. "Eu trabalho sem luva porque não tenho contato com o produto durante a aplicação. Se a gente for viver baseado na lei, vamos passar fome na roça", desabafa o agricultor João Ferreira.
Para utilizar os agrotóxicos é preciso portar uma receita que indica o nome do produto, a quantidade que deve ser aplicada e o modo de como utilizar. O mau uso pode causar problemas de saúde. "Muitos estudos já comprovam que os agrotóxicos podem causar até câncer, é um grande risco pro trabalhador rural", conta Rodrigues.
Agrotóxicos precisam de regulamentação para serem utilizados (Foto: Reprodução/TV Gazeta Sul)Agrotóxicos precisam de regulamentação para serem utilizados (Foto: Reprodução/TV Gazeta Sul)
Lista da Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta quarta-feira (7) uma lista com os alimentos mais contaminados pelo uso de agrotóxicos em todo o Brasil em 2010. No levantamento, um grupo de compostos químicos conhecido como "organofosforados" está presente em mais da metade das amostras irregulares detectadas.
Essas substâncias podem destruir células musculares e comprometer o sistema nervoso, provocando problemas cardiorrespiratórios. Foram estudados 18 vegetais e frutas em circulação no país. Nos 26 estados e no Distrito Federal, foram colhidas 2.488 amostras. Dessas, 28% (694) foram consideradas insatisfatórias para consumo. O cultivo do pimentão é o caso mais preocupante, com quase 92% das amostras com níveis de agrotóxicos acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário