MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Testes de HIV são oferecidos em terminais de ônibus da Grande Vitória

 

População também pode se vacinar contra hepatite B.
Ações marcam o início da semana do Dia Mundial de Luta contra a Aids.

Do G1 ES
A semana do Dia Mundial de Luta contra a Aids – data lembrada em 1º de dezembro - começa nesta quarta-feira (23), no Espírito Santo. Nos Terminais de Laranjeiras, na Serra, e Campo Grande, Cariacica, serão realizados testes rápidos de HIV e oferecidas vacinas de prevenção à hepatite B. Mesmo quem não é passageiro poderá comparecer. As ações fazem parte do “Programa Ponto a Ponto” da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Os testes rápidos de HIV serão realizados das 8h às 16h, da quarta-feira (23). E na quinta-feira (24), no mesmo horário, será a vez de vacinar os menores de 25 anos, profissionais da saúde e pessoas que têm contato com portadores de hepatite B. Ambas as iniciativas serão conduzidas por profissionais dos serviços de referência do Estado e dos municípios onde os terminais de ônibus estão localizados.
“Estamos realizando o teste rápido porque precisamos aumentar o diagnóstico de HIV na população em geral. Se der positivo, quanto antes começar o tratamento, melhor o prognóstico. Já com a vacina, queremos aumentar a cobertura e prevenir a hepatite B, que também é transmitida pela relação sexual, assim como a Aids. A gente quer eliminar a hepatite B”, explica a coordenadora do Programa de DST/Aids da Sesa, Sandra Fagundes.
Todo o procedimento do teste de HIV durará em torno de 30 minutos. “Antes do teste, é feito um pré-aconselhamento, para explicar às pessoas sobre a doença, como se pega e se previne e como é o teste. Na hora do teste é feito um furinho no dedo para colher o sangue. O resultado é divulgado no pós-aconselhamento”, detalha.
“Independentemente do resultado a pessoa que se submeteu ao teste vai para o pós-acompanhamento. Se der negativo, ela recebe orientações de prevenção. Se der positivo, é encaminhada ao serviço especializado mais próximo da residência. O teste é confiável e tudo é feito no mais absoluto sigilo”, ressalta a coordenadora.
Dados
De 1985 até dezembro de 2010 (os dados são fechados ao fim de cada ano) foram registrados um total de 7.920 pacientes com HIV no Espírito Santo. Além disso, há 16,5 pessoas com Aids para cada cem mil capixabas. Em relação ao sexo, existe 1,6 homem infectado para cada mulher com o vírus.
Entretanto, Sandra Fagundes destaca alguns números, como a queda no número de óbitos. De 2000 a 2010, a taxa de mortalidade caiu 57%. “Provavelmente devido às melhorias na qualidade da assistência e tratamento precoce, com mais acesso aos antirretrovirais (medicamentos específicos anti-HIV)”.
“A taxa de mortalidade em 2000 era de 3,8 pacientes com Aids para cada cem mil habitantes. Em 2010 caiu para 2,5. É uma queda importante. Tem a ver com a melhoria e aumento dos serviços especializados em mais municípios”, salienta ela.

Tratamento
Atualmente, os serviços especializados no tratamento da doença estão presentes em Guaçuí, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Colatina, São Mateus, Vitória, Serra e Vila Velha, além de Cariacica, Viana, Santa Maria de Jetibá, Aracruz e Guarapari. “Estamos propondo expandir também os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs, que são diferentes dos serviços especializados no tratamento) para mais seis municípios em 2012. Hoje temos 24 CTAs", diz Sandra.
Programação
- Dia 01/12, das 08 às 16 horas: ação de prevenção e testagem rápida de HIV, Sífilis e hepatite B e C, além de vacinação contra hepatite B no pátio da Secretaria de Estado da Saúde, para os servidores.
- Dia 01/12, às 19 horas: Projeto um Canto Solidário, com Elaine Rowena, Teatro Carlos Gomes. Participação da Escola Estadual de Música e artistas locais e nacionais.
- Dia 01/12, às 19 horas: Sessão comemorativa no Dia Mundial de Luta contra a Aids, com presença de técnicos do Programa de DST/Aids da Sesa e pessoas vivendo com HIV (RNP+).
- Dia 02/12, das 13 às 17h30: Curso promovido pela Sesa sobre manejo no atendimento a mulheres e crianças vítimas de violência sexual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário