MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Recife celebra Dia Nacional de Ação de Graças nesta quinta-feira

 

Serão realizados serviços de saúde e shows musicais no Marco Zero.
Pernambuco é pioneiro no evento, que tem caráter ecumênico.

Do G1 PE
A capital pernambucana comemora, nesta quinta-feira (24), o Dia Nacional de Ação de Graças (Dnag), com diversos serviços espalhadas pela Região Metropolitana. Até as 15h, haverá atendimento gratuito em mais de nove especialidades médicas, na Praça do Arsenal. Já a partir das 17h30, o Marco Zero, no Recife Antigo, vai receber atrações musicais como Padre Fábio de Melo, o cantor gospel Régis Danese e o pernambucano Almir Rouche. A expectativa é que os shows reúnam um público de 150 mil pessoas.

É a quarta vez que o Estado, pioneiro no evento, recebe a festa de comemoração ao Dia Nacional de Ação de Graças, que tem caráter ecumênico. Instituída em 1949 por uma lei federal, a data tem se espalhado pelo País. “Esse movimento cresce assustadoramente, graças a Deus. Até o ano passado só tínhamos em Pernambuco e agora estamos em mais seis estados, como Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Maranhão, Rio Grande do Norte e Brasília”, explica o organizador Jonas Alvarenga.

Alvarenga lembra que a entrada para o show é gratuita, mas o público pode colaborar doando alimentos não perecíveis. “Nossos postos estão em 10 lojas do Wal Mart. Chegando lá, a pessoa pode trocar 2 kg de alimento por uma camisa do Dnag. E, à noite, usar essa camisa no grande show”, diz o organizador. Os alimentos arrecadados serão repassados para a Ação da Cidadania Natal sem Fome dos Sonhos para os desabrigados das enchentes da Mata Sul do Estado e várias instituições carentes do Recife e Região Metropolitana.

Também no Marco Zero, haverá a participação da Escola Pernambucana de Circo, do Coral da Igreja Batista da Capunga e apresentações de dança, como hip hop, caboclinho e street dance. Segundo a organização, também estão confirmadas as presenças do arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido; do arcebispo primaz da Igreja Episcopal Carismática do Brasil, em Pernambuco, Dom Paulo Garcia; e da presidenta da Federação Pernambucana de Espiritismo, Ednar Santos.

Saúde
Os atendimentos médicos serão feitos, gratuitamente, até as 15h, na Praça do Arsenal. De acordo com o coordenador médico do evento, Blancard Torres, a expectativa é atender 600 pacientes. “Nós estamos trazendo um mini-hospital com quase todas as especialidades. Clínica médica, pediatria, cardiologia, oftalmologia...Todos serão beneficiados de uma forma geral. Também vamos fazer a prevenção, que é ainda mais importante do que tratar a doença”, afirma o médico.

Haverá consultas médicas com cardiologistas (das 13h às 15h), clínicos (das 8h às 9h), dermatologistas (das 7h às 9h), geriatras (das 13h às 15h), nefrologistas (das 7h às 15h), odontólogos (das 7h às 10h), pediatras (das 7h às 10h), pneumologistas (das 7h às 15h) e oftalmologistas (7h às 15h). O atendimento funcionará por meio de fichas, que serão distribuídas no local, e os pacientes que necessitarem de acompanhamento serão encaminhados para atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Trânsito
A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou um esquema especial com 52 agentes para monitorar o fluxo de pessoas e veículos durante o show do Dia Nacional de Ação de Graças. Serão interditadas a Ponte Giratória, Avenida Rio Branco, Rua Cais do Apolo e Rua do Bom Jesus. O monitoramento começa às 15h e os bloqueios serão feitos a partir das 18h.

Haverá monitoramento em cerca de dez vias do Bairro do Recife, entre elas a Rua Marquês de Olinda, Avenida Martins de Barros e Avenida Alfredo Lisboa. Alguns pontos da Rua Dona Maria César servirão como pontos de desvio. As vias só serão liberadas uma hora após o final do evento.

Transporte coletivo
Quem vai ao show de ônibus contará com o reforço em 23 linhas que passam próximo ao Marco Zero. A operação especial do Grande Recife Consórcio de Transporte tem início às 19h e vai realizar, no total, 24 viagens extras com foco na volta para casa. As linhas reforçadas ganharão uma viagem extra, saindo dos respectivos terminais para o centro da cidade, entre as 22h15 e às 23h20, de acordo com a programação específica de cada linha.

O Grande Recife Consórcio espera realizar um atendimento a mais em 22 linhas e duas viagens extras serão adicionadas à linha 983-Rio Doce (Princesa Isabel). Para obter outras informações sobre a programação especial ou sobre o itinerário das linhas, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158.

Confira abaixo as linhas de ônibus que participarão da programação:

071-Candeias
361-Curado IV
351-Curado II
331-Totó (Jardim Planalto)
983-Rio Doce (Princesa Isabel)
994-Conj. Beira Mar
974-Jardim Atlântico
432-CDU/Várzea
212-Jardim São Paulo
232-Cavaleiro
411-Estrada dos Remédios
967-Igarassu (Sítio Histórico)
915-PE-15
624-Brejo
414-Torre
973-Casa Caiada
185-Cabo
741-Dois Unidos
200-Jaboatão (Parador)
137-UR-11
522-Dois Irmãos (Rui Barbosa)
164-Conj. Marcos Freire
132-UR-02 (Ibura)

Nenhum comentário:

Postar um comentário