MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 15 de novembro de 2011

PIB da Grécia cai 5,2% no 3º trimestre

 

No trimestre anterior, em relação ao mesmo de 2010, recuo fora de 7,4%.
Na zona do euro, crescimento do PIB foi de 0,2%.

Do G1, com informações de agências
O Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia registrou queda de 5,2% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo de 2010. No trimestre anterior, no mesmo tipo de comparação, o recuo havia sido de 7,4%, segundo apontou a Autoridade Estatística Helênica (Elstat).
A zona do euro, bloco no qual a Grécia está inserida, teve leve crescimento de 0,2% no terceiro trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores, conforme informou, o Eurostat. No segundo trimestre, o avanço também havia sido de 0,2%. Em toda a União Europeia, economia teve o mesmo avanço.
Em relação ao terceiro trimestre do ano passado, com ajuste sazonal, o PIB cresceu 1,4%.
Durante o terceiro trimestre de 2011, a economia dos EUA avançou 0,6% na comparação com o trimestre anterior. No Japão, o crescimento foi de 1.5%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, O PIB cresceu 1,6% nos Estados Unidos e recuou 0,2% no Japão.
Na véspera, o novo premiê grego, Lucas Papademos, disse que a participação da Grécia na zona do euro "está em jogo", e por isso a aplicação das medidas de austeridade necessárias para a Grécia continuar recebendo ajuda internacional será a "principal tarefa" do governo de coalizão.
"Ninguém deseja que o país saia do euro", disse Papademos. "Ficar no euro é nossa única opção", completou.
Em um discurso ante o Parlamento, Papademos, que encabeça um governo de coalizão integrado pelos socialistas, pela direita e pela extrema direita, disse que o déficit público grego em 2011 será de 9% do PIB, contra 10,6% em 2010 e 15,7% em 2009.
"Se essas decisões forem aplicadas e as medidas associadas a elas forem tomadas, a Grécia pode olhar para o futuro com confiança", acrescentou o ex-vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), que vai liderar um governo de transição no país.
Segundo ele, o país precisa para implementar um novo programa econômico, mas a tarefa demandaria mais tempo do que os cerca de 100 dias previstos para o seu governo de unidade nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário