MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Pesquisa busca frutas adaptáveis ao clima do Vale do São Francisco

 

Vale do São Francisco é uma das regiões que mais produz frutas no país.
Com a pesquisa, expectativa é aumentar ainda mais a importância.

Do Globo Rural
As novas variedades de uva de mesa são testadas em uma área de quatro hectares de uma fazenda localizada no município de Juazeiro, Bahia, no Vale do São Francisco, região bastante conhecida no país, pela produção de frutas.
Os parreirais funcionam como uma espécie de campo experimental, 73 novas variedades são testadas e em pouco mais de um ano, 31 já apresentam resultados positivos.
O engenheiro agrônomo Newton Matsumoto está contente com o andamento do projeto, que surgiu para atender às necessidades dos produtores da região.
A primeira fase dos estudos deve se estender por mais três anos. Até lá, serão gastos cerca de R$ 4 milhões em pesquisa. A fazenda firmou contrato com empresas de desenvolvimento genético da África do Sul, Estados Unidos, Espanha e também do Brasil. O resultado é surpreendente.
Entre tantas variedades, existem algumas que chamam bastante a atenção, como a uva de formato comprido, que segundo os agrônomos, o cacho não precisa de muito manuseio. Outra vantagem é a estrutura da fruta, que pode ser uma aposta para o público infantil.
Todo o comportamento da planta é criteriosamente avaliado, desde o plantio, adaptação ao clima, poda e frutificação.
No ano passado, o Vale do São Francisco produziu cerca de 200 mil toneladas de uva de mesa e exportou 60 mil toneladas da fruta. A vontade dos produtores é que esse número aumente, por isso, a iniciativa pioneira de avaliar tantas variedades de uma só vez e em um único lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário