MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Moradores de Trairi (CE) questionam instalação de parque eólico na região

 

Secretaria de Meio Ambiente garante construção de usina na região.
Moradores não estão satisfeitos com localização do empreendimento.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
Moradores de uma comunidade no litoral de Trairi, a 123km de Fortaleza, questionam o impacto ambiental da construção de um parque eólico na região. A produção de energia eólica no Ceará deve aumentar sete vezes nos próximos três anos, com a instalação de outros 37 parques eólicos, segundo a Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece).
Moradores da comunidade organizaram uma manifestação no fim de semana para evitar a instalação dos equipamentos nas dunas e acreditam que a obra vai causar impactos no meio ambiente e na economia da região.
Não é a primeira vez que Trairi recebe projetos ligados a energias alterativas. Nas dunas da localidade, é possível ver um projeto que não deu certo. As atenções estão voltadas para os aerogeradores de energia eólica que devem ser instalados no começo de 2012, o que preocupa os moradores da região.
Os outros projetos de usina e centrais eólicas devem ser concretizados nos municípios de Mundaú, Flecheiras e Guajirú. Ainda de acordo com a Adece, o Estado tem atualmente 17 parques eólicos e lidera a produção desse tipo de energia no Brasil, com 50% da potência instalada de todo o País.

Moradores questionam localização do empreedimento. Semace diz que obras vão continuar. (Foto: TV Verdes Mares / Reprodução)Moradores questionam localização do empreedimento. Semace diz que obras vão continuar. (Foto: TV Verdes Mares / Reprodução)
Clima tenso na região
 Segundo a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace), todos os projetos contaram com a participação popular durante as audiências e agora já possuem licença ambiental. “No momento das audiências públicas, teve alguma resistência mas nada que fosse de maneira significativa para a não instalação do empreendimento”, diz Wilker Sales, secretário estadual do meio ambiente.
Para o presidente da Aliança dos Moradores e Amigos de Flecheiras (AMA), Carlos Uchôa, a comunidade não foi ouvida como deveria e não vai desistir de proteger as dunas. “O Governo proibiu qualquer empreendimento turístico nas dunas. No entanto, liberou totalmente para as eólicas. A nossa questão não é ser contra a energia eólica. A nossa questão é quanto à localização delas”, afirma. De acordo com a Semace, apesar do protesto dos moradores, a instalação do parque eólico do Trairi vai continuar.

Um comentário:

  1. creio que isso tudo trará muitos benenficio ao municipio tais como a fonte de renda

    ResponderExcluir