MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ministros de países da América do Sul discutem combate à aftosa

 

Doença foi principal tema do encontro em Brasília.
Último foco da febre aftosa foi registrado em fazenda no Paraguai.

Do Globo Rural
O combate à febre aftosa foi o principal tema do encontro de ministros da Agricultura que formam o Conselho Agropecuário do Sul, que reúne Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Bolívia e Paraguai, na quarta-feira (23) em Brasília.
O último foco da doença foi registrado no Paraguai há quase três meses em uma fazenda na província de San Pedro, a 150 quilômetros da fronteira com o Brasil. Oitocentas e dezenoves cabeças de gado foram sacrificadas e enterradas em valas comuns.
Para evitar que a doença invada outros territórios os ministros assinaram uma declaração de apoio ao país. O conselho ofereceu ajuda técnica e um comitê veterinário vai visitar o Paraguai para ajudar a melhorar o controle sanitário.
O Brasil falou sobre ações conjuntas para erradicar a doença e o ministro frisou a importância do Brasil melhorar o status sanitário de todos os estados.
“Nós temos até o fim do ano que vem para transformar o Brasil numa região livre de aftosa com vacinação”, diz Mendes Ribeiro Filho, ministro da Agricultura do Brasil.
Uma das decisões tomadas no encontro foi a criação de um bloco econômico que represente os seis países na próxima reunião da OMC, Organização Mundial do Comércio, no dia 15 de dezembro, em Genebra, na Suíça. Segundo o Ministério da Agricultura do Brasil, esses países são responsáveis por 13% da produção mundial de grãos e de proteínas de origem animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário