MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Governo de GO promete mudanças na segurança para a próxima semana

 

Estado anunciou nesta segunda-feira (21) um plano para conter a violência.
Bandidos mais perigosos da região serão transferidos para presídios federais.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
O governo de Goiás anunciou nesta segunda-feira (21) um plano para conter a violência e o avanço de assassinatos no estado. As medidas foram definidas com base em um mapa da criminalidade, que apontou as regiões mais perigosas de Goiás. As primeiras mudanças foram prometidas para a semana que vem. Junto ao anúncio do plano, foi divulgada também a transferência dos 40 bandidos mais perigosos do estado para presídios federais.
Segundo os números apresentados nesta segunda-feira no plano de combate à violência da Polícia Civil, a taxa de homicídios no estado está acima da média nacional. De acordo com a polícia, enquanto no país acontecem 26,4 assassinatos para cada 100 mil habitantes, em Goiás são 30 assassinatos para 100 mil.
“Estão ocorrendo homicídios, estão. É uma curva ascendente, é. Ela é ascendente de hoje? Não. Ela vem crescendo há dez anos. Se nós não ampliarmos a nossa ação efetiva da Polícia Civil e Militar, nós vamos chegar a índices incontroláveis no estado de Goiás”, afirma o diretor da Polícia Civil, Edemundo Dias.
Locais priorizados
Para reduzir esses índices, as ações da polícia serão concentradas nas regiões mais violentas. São elas: o entorno de Brasília, onde acontecem 70 assassinatos para cada 100 mil habitantes, sete vezes mais que o tolerável pela Organização das Nações Unidas (ONU), Anápolis, Goiânia e Aparecida de Goiânia.
De acordo com a polícia, na área metropolitana mais de 540 pessoas já foram assassinadas até outubro deste ano. As projeções apontam o crescimento desse número para mais de 650 homicídios até o fim do ano. As vítimas são jovens e a maioria dos crimes está ligada ao tráfico.
Segundo a Polícia Civil, o combate vai começar na Grande Goiânia, pelos bairros onde funcionam os pontos de distribuição de drogas. “A partir da semana que vem nós já temos ações envolvendo todo o aparato da Polícia Civil e Militar para ter uma presença forte e constante nos lugares onde nós já detectamos que há a ocorrência maior de homicídio”, ressalta Edemundo Dias.

A meta do programa é reduzir o índice de homicídios em 20% ao ano até 2020. Se funcionar, mais de 49 mil vidas serão salvas nos próximos 10 anos. Porém, Especialistas alertam que o plano precisa ser mais rigoroso no combate do envolvimento de policiais no crime organizado. A socióloga Dalva Borges de Souza, especialista em segurança, considerou o projeto um avanço, mas alertou que ele é vago quando fala no trabalho da corregedoria para investigar ações de policiais criminosos.
Segundo ela, outro ponto importante é a integração entre as policias, o estado e as prefeituras. “São citadas ações voltadas para a cultura e para ações interessantes para ocupar o tempo do jovem. Isso vai demandar uma integração com as prefeituras e com órgãos das secretarias estaduais. Eu acredito que a partir daí seja possível detalhar melhor isso, mas por enquanto ficou, de fato, um pouco vago”, explica a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário