MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 19 de novembro de 2011

Governador do DF assina regularização da Cidade Estrutural

 

Moradores vão poder entrar com processo para obter escritura em 2012.
Renda per capita na cidade é de cerca de R$ 352, diz pesquisa do GDF.

Do G1 DF
Governador do DF em cerimônia de assinatura do decreto que regulariza a  Cidade Estrutural (Foto: Jamila Tavares /G1)Agnelo em cerimônia de assinatura do decreto que
regulariza a Estrutural (Foto: Jamila Tavares /G1)
O governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz assinou na manhã deste sábado (19) o decreto que regulariza o parcelamento urbano da Cidade Estrutural. Com a medida, os cerca de 35 mil moradores vão poder dar entrada no processo para conseguir a escritura de imóveis no primeiro semestre de 2012.
De acordo com Agnelo, além de obras de infraestrutura, a cidade vai receber a primeira escola de ensino integral de Brasília, uma escola técnica federal e um centro de triagem do lixo.
A administradora da cidade, Maria do Socorro Fernandes, estima que atualmente duas mil pessoas trabalham com a separação de resíduos na Estrutural, que sedia o único aterro sanitário do DF.
“A Estrutural na década de 70 tinha 170 famílias, que vieram para cá para cuidar do lixo [produzido em Brasília]. As pessoas que moram na Estrutural tiveram desde o início a preocupação de cuidar do meio ambiente”, afirmou.
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) pretende começar na segunda-feira (21) o cadastramento dos moradores. O governo afirma que moradores recentes serão removidos.
Vizinha do Parque Nacional de Brasília, a Estrutural nasceu de uma invasão de terras públicas. Os primeiros barracos foram construídos no local há 20 anos.
Pesquisa divulgada pelo GDF em julho mostrou que  52,6% da população tem ensino fundamental incompleto e apenas 0,5% com ensino superior completo.
A pesquisa apontou que mais de 2 mil crianças de até 6 anos estão fora da escola. “O número é preocupante, pois representa três vezes mais alunos fora da escola do que dentro”, afirmou em julho o Diretor de Gestão de Informações da Codeplan, Júlio Miragaya.
A gerente de estudos e pesquisas socioeconômicas da Codeplan, Iraci Peixoto, declarou que a renda domiciliar per capita encontrada na região ainda é considerada muito baixa.
“A renda per capita fica em torno de R$ 352, ou seja, 0,6 salário mínimo. Em 2004, a renda domiciliar média mensal era de 1,9 salário. Hoje, registramos 2,3 salários mínimos”, explicou. Iraci ainda disse que, por causa da baixa renda, 28% das casas da Estrutural recebem Bolsa Família.
Outro item preocupante para a gerente de estudos e pesquisas socioeconômicas da Codeplan é a quantidade de fossas rudimentares e a falta de filtros de águas em casas da Estrutural. “Encontramos 17% dos domicílios com esse tipo de fossa e 20% dos domicílios não têm filtro para água. Isso é grave em questões de saúde”, disse. Iraci ainda explicou que 74% das casas têm até 60 m².

Nenhum comentário:

Postar um comentário