MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Fibra artesanal melhora vida de comunidade em Mucambo, no Ceará

 

Vinte artesãos conseguem aumentar os rendimentos com a arte.
Fibra do coqueiro com a linha do algodão formam peças diferentes.

Do G1 CE, com informações da TV Verdes Mares
Fibras garantem renda e mudanças na vida de artesãos de Mucambo (Foto: TV Verdes Mares / Reprodução)Fibras garantem renda e mudanças na vida de
artesãos do município de Mucambo
(Foto: TV Verdes Mares / Reprodução)
Um projeto de artesanato com fibras diferentes está mudando a vida de artesãos da comunidade do município de Mucambo, a 281km de Fortaleza. Os moradores do distrito de Carquejo, onde vivem pouco mais de 1.000 habitantes, é o endereço das peças de artesanato produzidas, que incluem bolsas, toalhas de jogo americano, tapetes e luminárias delicadas.
A casa Ana Sancho Martins é uma homenagem à avó do artesão Gilmar Martins, o responsável pelo projeto que funciona no ateliê de peças da própria residência. “Aqui tudo começou quando já se trabalhava com a rede de três panos na época da minha avó”, conta. Mesmo sem conhecimento técnico, o artesão traçou um novo rumo para a vida dele e da comunidade .
Gilmar disse que sabia que todo mundo fazia o jogo americano apenas com linha e que precisaria inovar se quisesse ganhar o mercado de trabalho. Então, ele pegou um modelo de uma revista e percebeu que poderia tirar da própria natureza o elemento para novas peças. Foi assim que nasceu o primeiro jogo americano feito de palha de coqueiro. A fibra do coqueiro juntamente com a linha do algodão formam peças diferentes.
Com a inovação, cerca de 20 artesãos da associação que conseguem aumentar os rendimentos com a arte. A entidade recebe, em média, 4 grandes encomendas por mês e pelo menos 2.000 peças são vendidas para centros de artesanato. Os lucros são divididos entre todos, o que melhora a vida da comunidade. “Consegui comprar geladeira, televisão, sofá está a caminho, armário, minha cama, o quarto da minha família. Me ajudou muito porque esse trabalho a gente faz com muito carinho e muita responsabilidade e através dele a gente consegue muita coisa”, afirma a artesã Maria de Fátima Rufino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário