MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Fenômeno solar chama a atenção da população na capital amazonense

 

Fim de tarde desta segunda (21) ganhou um tom diferenciado em Manaus.
Evento ocorre sempre que os raios dispersam nas partículas das nuvens.

Anderson Vasconcelos Do G1 AM
O fim de tarde desta segunda-feira (21) em Manaus ganhou um tom diferenciado, graças a um fenômeno natural conhecido como halo solar, evento que chamou a atenção da população da capital amazonense. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o halo ocorre sempre que os raios solares dispersam nas partículas presentes nas nuvens, refletindo em todas as direções e em tonalidades diferentes.
"Foi o que aconteceu hoje em Manaus. Como o céu estava muito nublado no fim da tarde, a difração da luz solar dispersa nos cristais de gelo nas nuvens provocaram esse efeito luminoso que a gente viu", explicou a chefe do Distrito Meteorológico de Manaus, Lúcia Elaine Gularte. "Para que o fenômeno ocorra o topo da nuvem precisa estar congelado", completou.
Halo solar atraiu a atenção da população no fim de tarde desta segunda-feira (21) (Foto: Anderson Vasconcelos/G1)Halo solar atraiu a atenção da população no fim de tarde desta segunda-feira (21) (Foto: Anderson Vasconcelos/G1)
À parte as explicações mais técnicas, quem viu o fenômeno aprovou. "Foi lindo né? Achei inspirador, um presente de Deus. Pena que eu não estava com a minha máquina", disse a administradora Sissi Mikaella de Araújo, de 28 anos, que acompanhou o halo solar da laje da casa dela. A administradora recorda ter visto um fenômeno similar em 2009, quando estava no píer de um resort local.
Para o professor de língua italiana Augusto Salles, de 40 anos, a sensação foi diferente. "Me senti em outro planeta. Estava exatamente vendo televisão em casa, quando notei a luz laranja que vinha de fora e não era comum. Pena que só durou uns cinco minutos", lamentou. Salles acompanhou tudo do pátio da casa dele. "Achei massa. Muito maneiro!", resumiu.
Já o engenheiro mecatrônico Claudio de Freitas Soares, de 21 anos, estava trabalhando quando percebeu, através de uma das janelas da empresa, o fenômeno que definiu como "surreal". "Um espetáculo que nunca mais verei igual. Fiquei parado por um longo tempo contemplando, hipnotizado, e até esqueci de voltar pra mesa de trabalho", disse. Ele até chamou outros colegas para observar o evento natural. "Nunca vou esquecer", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário