MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Encontro Nacional de Afoxés é realizado em Salvador

 

Evento pretende ampliar o conhecimento da população sobre os afoxés.
Reunião será feita entre os dias 28 e 30 de novembro, em auditório da Uneb.

Do G1 BA
Afoxé Filhos de Gandhy parte do Centro Histórico com destino a Campo Grande, em Salvador (Foto: Eduardo Freire/G1)Afoxé Filhos de Gandhy um dos mais tradicionais de Salvador. (Foto: Eduardo Freire/G1)
O Encontro Nacional de Afoxés será realizado entre os dias 28 e 30 de novembro em Salvador. A capital baiana é sede da primeira edição do evento promovido pela Federação Nacional dos Afoxés.

Em 2011, completa um ano que os afoxés da Bahia foram reconhecidos como patrimônio imaterial pelo governo do estado. O encontro pretende ampliar ao conhecimento da população e dos participantes sobre os significados culturais dos afoxés.

Durante o evento, será elaborado um documento com sugestões de políticas públicas voltadas aos afoxés. O encontro será realizado no auditório de Teatro Caetano Veloso da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula.
O governador Jaques Wagner participará do evento. Os historiadores Ubiratã Castro e Jaime Sodré, além do antropólogo Raul Lody, além da pesquisadora Yêda de Castro, participarão do encontro.
O Brasil tem cerca de 40 afoxés, 13 estão na Bahia, como Filhos e Filhas de Gandhy, Filhas de Olorum, Filhos de Korin Efan, Filhos de Ogum de Ronda, Filhos do Congo, Ilê Oya, Kambalagwanze, Luaê, Olorun Baba Mi, Tenda de Olorum, Afoxé de Alagoas e Afoxé Odô Iyá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário