MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Designer alia o prazer do hobby a ação empreendedora no Amazonas

 

Profissional formalizou empresa há um ano e fatura até R$ 1.400 por mês.
Artesanatos regionais a partir da resina são algumas das produções.

Girlene Medeiros Do G1 AM
Hélio Souza e a esposa durante exposição e venda de produtos na Av. Eduardo Ribeiro (Foto: Arquivo Pessoal)Hélio Souza e a esposa, Kátia Soares, durante
exposição e venda de produtos na Av. Eduardo
Ribeiro (Foto: Arquivo Pessoal)
"Decidi fazer, do meu hobby, a minha fonte de renda". Essa foi a ideia que motivou o designer Hélio da Silva Souza, de 33 anos, a abrir a 'OnCraft', uma empresa voltada à atividade que já realizava informalmente. O profissional produz artesanatos regionais com resina desde a infância e, no início do ano passado, decidiu legalizar a atividade através do programa Empreendedor Individual (EI) do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Amazonas.
A produção de objetos e lembranças não é a única fonte de renda do designer mas, segundo ele, o retorno financeiro da atividade é satisfatório. "Em relação ao lucro, eu me surpreendi", afirmou Hélio. "Os valores cobrem tranquilamente o investimento que faço mensalmente. Tem mês que dá para tirar de R$ 800 a R$ 1.400", disse o designer. Grande parte da matéria-prima utiliza necessita ser importada para a produção dos bibelôs

Turistas e consumidores em geral adquirem peças produzidas pelo designer (Foto: Arquivo Pessoal)Turistas e consumidores em geral adquirem as
peças produzidas (Foto: Arquivo Pessoal)
"Uso a resina cristal que trago de São Paulo. A resina que temos aqui em Manaus, retirada da árvore, demora muito a secar, o que atrasa o processo de produção. Às vezes, até misturo os dois tipos", afirmou. Neste primeiro ano de empresa formalizada, Hélio desenvolve lembranças por encomenda e ainda expõe os produtos, aos domingos, na tradicional Feira da Avenida Eduardo Ribeiro, realizada no centro de Manaus, Zona Sul.

"O que mais me motivou foi saber que o pessoal de casa queria meus trabalhos mesmo quando  eu só produzia por lazer. A modelagem sempre foi um prazer para mim. Eu já fazia os artesanatos ainda com o meu pai, quando criança", lembrou o designer. Segundo ele, a principal dificuldade foi fazer a produção em escala. "Quando consegui produzir em série, a partir de moldes, tudo ficou melhor. Até então, eu só produzia peças únicas", disse.

Peças produzidas pelo designer a partir da resina (Foto: Arquivo Pessoal)Peças produzidas pelo designer a partir da resina
(Foto: Arquivo Pessoal)
O proprietário da 'OnCraft' disse que a procura foi tanta que precisou contratar um funcionário para a empresa. "Hoje em dia, faço a criação: preparo os moldes e tudo. A pessoa que trabalha comigo cuida da parte de reprodução", explicou. A ideia empreeendedora já está gerando renda para terceiros também. O artesão afirmou que a formalização para a definição da empresa auxiliou bastante o crescimento.

Sobre a ideia de legalizar a atividade, Hélio explicou que o passo inicial é bem complicado mas que o caminho do empreendedorismo é recompensador. "Mesmo tendo estudado modelagem na faculdade, eu tive dificuldades. Mas, hoje, o pensamento é outro. Estou padronizando embalagens, etiquetas e buscando parceiros para enfatizar o modelo de modelagens com motivos amazônicos", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário