MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

DECEPCIONANTE

Estudantes de agronomia da UnB voltam a fazer 'trote sujo'

Calouros usaram 'colar de linguiça' e 'nadaram em piscina de lama'.
UnB diz que realiza campanha para reduzir brincadeiras humilhantes.

Jamila Tavares Do G1 DF
Calouros de agronomia da UnB 'mergulham em piscima de lama'  (Foto: UnB Agência)Calouros de agronomia da UnB 'mergulham em
piscina de lama' (Foto: UnB Agência)
Estudantes do curso de agronomia da Universidade de Brasília (UnB) voltaram a realizar nesta quinta-feira (17) brincadeiras consideradas pela reitoria da UnB como “trote sujo”.
Cerca de 20 calouros foram lambuzados com ovos e tintas; tiveram as bocas pintadas de roxo com corante; utilizaram cartazes com palavrões pendurados no pescoço e tomaram banho em uma poça de lama. Os homens também tiveram que usar um “colar de linguiça”.
A UnB está investigando se o uso do “colar de linguiça” é uma referênciaao trote feito no começo do ano ou se tem caráter homofóbico.
Em janeiro, a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República pediu esclarecimentos sobre uma brincadeira em que as calouras do curso lamberam uma linguiça com leite condensado costurada na braguilha de um boneco de pano. De acordo com a secretaria, o trote rebaixou a dignidade das mulheres.
Uma sindicância foi aberta para apurar os responsáveis pelo caso. De acordo com o assessor para juventude da reitoria da UnB, Rafael Barbosa, eles foram identificados e receberam como penalidade a realização de um debate sobre a opressão contra a mulher, especialmente as camponesas.
“A reitoria não aprova e usa todos os mecanismos para combater o trote sujo, com uma campanha de boas vindas e distribuição de cartilhas. Nossa visão é que o combate ao trote sujo passa pela função educadora e pedagógica da universidade”, explica Barbosa.
Ele afirma que o número de atividades classificadas como “trote sujo” diminuíram na UnB nos últimos anos, inclusive no curso de agronomia. “Se você comparar com três ano atrás, cerca de dois terços dos calouros participavam do trote, nesse semestre foram cerca de 20. Estamos conseguindo mudar a cultura de que o calouro deve se submeter.”
Calouro de agronomia da UnB mostra 'colar de linguiça' e estudantes se ajoelham diante de veterano (Foto: Agência UnB)Calouro de agronomia da UnB mostra 'colar de linguiça' e estudantes se ajoelham diante de veterano (Fotos: Agência UnB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário