MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Bons preços e facilidade de venda motivam aumento da área de grãos

 

Estimativa da safra de grãos, divulgada pela Conab, demonstra aumento.
Milho e soja devem ter área 3% maior em relação à safra anterior.

Do Globo Rural
A produção brasileira pode chegar a 160 milhões de toneladas, com dois milhões a menos do que na última safra. A área de grãos deve ser maior, chegando a 51 milhões de hectares, com um crescimento de até a 3% em relação à safra anterior.
Esse crescimento deve ocorrer principalmente nas áreas de soja e milho de primeira safra. Segundo a Conab, os principais motivos do aumento são os bons preços e a facilidade de vendas desses produtos no mercado.
O gerente de levantamento e avaliação de safra da Conab Carlos Bestetti diz que os produtores tiveram um bom resultado econômico na última safra. “Como eles comercializaram esses produtos num patamar satisfatório, eles se capitalizaram e conseguiram buscar o financiamento. Quem não tem acesso ao crédito oficial, buscou nas trades e nas fornecedoras de insumos numa base de troca muito boa. O milho no Paraná chegou a ser trocado a R$ 24,70 por saco. No Mato Grosso, quase toda a soja é na base de troca com as trades. Então, o produtor estava mais capitalizado nesta safra. Como essas duas culturas têm liquidez no mercado hoje, ele está aumentando a área”, explica.
Mesmo com o aumento de área, a Conab ainda prevê uma safra menor porque trabalha com a produtividade média das últimas cinco safras. O número pode ser revisto nos próximos levantamentos.
O IBGE divulgou a primeira estimativa para a safra 2012. O instituto, que faz o levantamento de janeiro a dezembro, prevê uma produção menor, de 157,5 milhões de toneladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário