MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Alta produtividade prejudica escoamento e preço do trigo no RS

 

Produtividade das lavouras superou expectativa e a safra deve ser maior.
A colheita está chegando ao fim e não há compradores no mercado.

Do Globo Rural
As máquinas colhem o trigo nas propriedades em Tupanciretã, região noroeste do Rio Grande do Sul.
Nesta safra, os gaúchos plantaram 6% a mais do que na safra passada, o período de estiagem colaborou para acelerar os trabalhos e mais de 80% da área foi colhida.
O produtor Rogério Ceolin está colhendo cerca de 65 sacas por hectare e o trigo que sai das lavouras é de boa qualidade, conforme explica Jorge Vargas, consultor agronômico. “É um trigo que tem bom peso, que tem boa qualidade. É um trigo que muitos produtores estão com produtividade aceitável para os investimentos que foram feitos".
Mas a qualidade do trigo não é compensada com o preço. A média paga pela saca do grão no Rio Grande Sul gira em torno de R$ 24 e como a oferta é grande, faltam compradores no mercado. Por isso, os agricultores são obrigados a estocar o grão.
Em todo o estado, ainda estão estocadas cerca de 150 mil toneladas de trigo da safra passada, o que representa 7% do total.
Argemiro Brum, professor de economia internacional e especialista em análise do mercado de trigo, explica por que ainda tem tanto trigo estocado da safra passada e o motivo da desvalorização do grão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário