MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 20 de novembro de 2011

Agricultor planta árvores nativas para conter avanço das voçorocas em GO

 

Propriedade foi notificada pela Delegacia Estadual de Meio Ambiente.
Essas erosões foram identificadas em 50 pontos de Goiás.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Um agricultor do município de Jataí planta árvores nativas do cerrado, como ipê, jambo e jatobá, para conter o avanço de erosões chamadas “voçorocas”. O local foi notificado pela Delegacia Estadual de Meio Ambiente (Dema) na região Sudoeste de Goiás e está entre os 50 catalogados pelo departamento da Polícia Civil. Esse fenômeno, que é causado pela chuva, empobrece o solo, que, consequentemente, fica impossibilitado de fecundar.
A área com aproximadamente 4 km está sendo reflorestada através de um projeto. Além de ter começado o plantio das mudas, o produtor rural cercou o local e fez curvas de níveis para impedir que a água da chuva escorra pelo buraco. “Tomamos consciência do que está acontecendo e estamos trabalhando em prol de tentar recuperar a cabeceira da nascente”, relata o fazendeiro Altomir Souza.
De acordo com a Dema, há 12 anos existem projetos que tentam conter o avanço das voçorocas no estado. Porém, o delegado Luziano Severino Carvalho acredita que os trabalhos terão melhores resultados somente com a contribuição dos proprietários de áreas rurais. “Todos os produtores que tiverem esse tipo de área em sua fazenda deve isolá-la. Esse trabalho não é exclusivo da Polícia Civil, mas de toda sociedade goiana”, afirma o delegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário