MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 16 de outubro de 2011

Vettel supera Hamilton, vence e dá o bi a RBR

 

Após um ano, alemão supera quebra dolorosa na Coreia e chega ao décimo triunfo em 2011. Button é o quarto e abre dez pontos na disputa pelo vice

Por GLOBOESPORTE.COM Yeongam, Coreia do Sul
Um ano após uma das maiores desilusões de sua carreira, o bicampeão Sebastian Vettel deu a volta por cima no mesmo GP da Coreia do Sul, em Yeongam. No ano passado, o alemão dominou toda a corrida, mas sofreu uma quebra de motor a dez voltas do fim. Em 2011, a supremacia se repetiu ao superar Lewis Hamilton após a largada, mas a vitória veio: foi a décima na temporada e, de quebra, ainda marcou o bi do Mundial de Construtores para a RBR. O inglês da McLaren foi o segundo e o Mark Webber completou a festa da equipe austríaca em terceiro.
Na briga pelo vice-campeonato, Button foi o maior beneficiado. Apesar de não ter subido ao pódio na Coreia, o inglês foi o quarto e chegou aos 222 pontos, dez à frente de Fernando Alonso, o terceiro. O espanhol da Ferrari acabou a corrida apenas na quinta posição. Webber se manteve em quarto, com 209, e Hamilton em quinto, com 196. Eles estão separados por apenas 26 pontos a três corridas do fim. Os carros voltam à pista no inédito GP da Índia, no dia 30 de outubro.
Sebastian Vettel vitória GP da Coreia do Sul Yeongam RBR (Foto: Getty Images)Sebastian Vettel faz a festa após a vitória no GP da Coreia do Sul, sua décima em 2011 (Foto: Getty Images)
Felipe Massa fez uma boa corrida desde o início, atacando os adversários, mas sofreu com um erro da Ferrari em seu primeiro pit stop e acabou superado pelo companheiro Alonso no fim. O brasileiro chegou em quinto, dez segundos atrás do espanhol. Com problemas de desempenho, Rubens Barrichello, da Williams, foi o 12º, seguido por Bruno Senna, da Renault-Lotus.
O espanhol Jaime Alguersuari, da STR, fez uma excelente corrida, superou Nico Rosberg, da Mercedes, na última volta e terminou na sétima posição. Foi sua sexta chegada na zona de pontuação nesta temporada. O suíço Sebastien Buemi, seu companheiro na equipe italiana, foi o nono e o escocês Paul di Resta, da Force India, salvou mais um ponto no campeonato.
A corrida
Após um sábado com tempo seco, a chuva voltou a ser uma ameaça a poucos minutos da largada em Yeongam após aparecer com força na sexta-feira. Nuvens ameaçadoras e um vento de 40 km/h deixavam pilotos apreensivos. E saída para a volta de apresentação foi autorizada já com alguns pingos caindo no circuito.
Na largada, com a pista já um pouco úmida, Hamilton manteve a ponta na primeira curva. Mas o inglês foi superado por Vettel ainda na volta inicial. Atrás deles, uma disputa ferrenha entre Massa, Webber, Button e Alonso. O australiano assumiu o terceiro posto, seguido pelo brasileiro, o espanhol e o inglês.
Após oito voltas, ainda com uma garoa fraca caindo no circuito, Vettel abriu mais de dois segundos sobre Hamilton, que se mantinha em segundo. Neste momento, a chuva parou de cair em Yeongam e a atenção se voltava para a batalha pelo terceiro posto, entre Webber, Massa, Alonso e Button.
Dos primeiros colocados, Button foi o primeiro a fazer seu pit stop, na volta 14. Webber e Massa fizeram suas paradas na passagem seguinte e o brasileiro perdeu alguns segundos por causa de um erro da Ferrari. Enquanto isso, o inglês da McLaren superava o alemão da Mercedes e recuperava a posição.
Hamilton e Alonso fizeram suas paradas na 16ª e Vettel entrou na 17ª. A ordem dos primeiros colocados permaneceu inalterada, com o alemão em primeiro, o inglês em segundo e Webber em terceiro. Massa era o sexto colocado, apesar do tempo perdido nos boxes, atrás de Rosberg.
Só que um acidente entre Petrov e Schumacher provocou a entrada do safety car na 17ª volta. O russo perdeu o ponto de freada e encheu a traseira do alemão. Alonso, que vinha junto deles, escapou por pouco de ser colhido pelo acidente.
O safety car entrou nos boxes na 21ª volta e Vettel manteve a ponta na relargada, seguido por Hamilton, Webber e Button. O alemão não teve problemas para começar a abrir vantagem sobre os rivais. Mais atrás, Massa vinha colado em Rosberg, com Alonso próximo dos dois. O brasileiro superou o alemão na 27ª passagem, no que foi seguido pelo companheiro espanhol.
Na frente, com Vettel já longe, Hamilton e Webber começavam a travar uma forte disputa pela segunda posição. O australiano usou a asa móvel e deu o primeiro bote na 32ª, mas o inglês conseguiu se segurar na frente. A história se repetiu na volta seguinte e ele se defendeu bem mais uma vez.
Hamilton e Webber fizeram suas últimas paradas juntos, na volta 34. O inglês se manteve à frente, apesar de um breve duelo na saída dos boxes. Já Vettel entrou para seu pit stop na 35ª e voltou com quase dez segundos de vantagem sobre os rivais.
Na briga das Ferraris, Massa fez sua parada na 35ª, enquanto Alonso entrou três voltas depois. O brasileiro voltou encaixotado, enquanto o espanhol ficou com pista livre antes da parada. E não deu outra: o bicampeão ganhou a quinta posição do companheiro no retorno.
Com Vettel tranquilo na liderança, a RBR pediu que o alemão economizasse pneus, para que ele não fosse forçado a fazer uma parada extra nos boxes. Bem atrás dele, Hamilton e Webber duelavam pela segunda posição, com Button apenas aguardando um erro dos dois. O inglês chegou a ser ultrapassado, mas deu o troco no australiano na curva seguinte. E o bicampeão não teve problemas para cruzar a linha de chegada 12 segundos à frente dos rivais, que mantiveram as posições.
Confira o resultado final do GP da Coreia do Sul, em Yeongam (305,909 quilômetros):
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 55 voltas em 1h30m01s994
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 12s019
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 12s477
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 14s694
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 15s689
6 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 25s1337 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 49s538
8 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 54s053
9 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 1m02s762
10 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 1m08s602
11 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 1m11s229
12 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1m33s068
13 - Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus) - a 1 volta
14 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - a 1 volta
15 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
16 - Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
17 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - a 1 volta
18 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - a 1 volta
19 - Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth) - a 1 volta
20 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - a 1 volta
21 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - a 3 voltas
Não completaram:
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - a 25 voltas/motor
Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - a 39 voltas/acidente
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 40 voltas/acidente
Melhor volta: Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m39s605, na 55ª

Nenhum comentário:

Postar um comentário