MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

UEM maltrata cães utilizados no curso de odontologia, afirma MP

 

Ministério Público pede na Justiça a não utilização dos animais nas aulas.
Universidade Estadual de Maringá (UEM) afirmou que não foi notificada.

Do G1 PR
O Ministério Público (MP) apresentou à Justiça uma ação civil pública na tentativa de impedir a Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Norte do Paraná, de utilizar cães da raça beagle nas aulas do curso de odontologia. De acordo com o MP, os animais são mantidos em condições precárias de higiene e utilizados em experimentos odontológicos dolorosos, sem anestesia adequada. A UEM não se manifestou sobre o assunto. A procuradora jurídica da universidade, Sônia Letícia de Melo, informou que a instituição não foi notificada.
O promotor de Justiça José Lafaieti Barbosa Tourinho afirma na ação que a situação de maus-tratos aos animais é visível e que no local onde os cães ficam há medicamentos vencidos (alguns há quase 10 anos). Ainda de acordo com o promotor, agulhas e seringas contaminadas são reutilizadas. Os cães, de acordo com o MP, são sacrificados com overdose de anestésico e as carcaças são incineradas.
A ação traz declarações da responsável pelo Departamento de Odontologia da UEM. Conforme divulgação do MP, a profissional afirmou que a raça beagle é utilizada nas aulas porque é uma raça “cujos tecidos e respostas teciduais são amplamente conhecidos pelos pesquisadores e semelhantes aos dos seres humanos”.

O caso chegou ao MP através de abaixo-assinado com cerca de seis mil assinaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário