MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de outubro de 2011

UE: conselho defende ação econômica no curto prazo




Bruxelas - Uma ação determinada é necessária para fortalecer a economia europeia no curto prazo, mesmo que os Estados membros continuem a buscar planos de consolidação orçamentária, dirá o Conselho Europeu após sua reunião neste domingo, de acordo com um rascunho do texto das conclusões.

O rascunho, com data de hoje, também promete que os Estados membros da União Europeia finalizarão o plano de recapitalização bancária até quarta-feira e pede a todos os membros do Grupo dos 20 que desempenhem seu papel em um plano de ação "ambicioso" para responder aos "sérios desafios que emanam da atual desaceleração econômica".

Sobre a política econômica, o rascunho das conclusões do Conselho Europeu afirma que "além de enfrentar os desafios imediatos impostos pela crise financeira, é essencial a intensificação dos esforços para garantir o crescimento sustentável e a criação de emprego" na Europa.

"Na maior parte dos países a consolidação orçamentária e a redução da dívida são de importância crucial... Ao mesmo tempo, uma ação determinada é necessária para fortalecer a economia já no curto prazo", destaca o rascunho.

Para alcançar este objetivo, os Estados membros comprometeram-se a avançar com a conclusão de mercado único europeu de serviços até o fim do ano e implementar as recomendações da Comissão Europeia e do Conselho Europeu em suas políticas de reformas orçamentárias e estruturais.

O Conselho Europeia, que reúne 23 países membros da União Europeia, afirmará, segundo o rascunho, que a Comissão Europeia deverá fechar um acordo até o fim do ano com o corte das contribuições que os Estados membros precisam fazer junto com investimento da União Europeia. Os países membros convidaram o Banco de Investimento Europeu a "examinar em estreita cooperação" com a Comissão Europeia as possibilidades de continuar a contribuir para os gastos com investimentos na Europa.

O Conselho Europeu também promete aprofundar o trabalho para coordenar uma governança econômica e pede, antes da cúpula do G-20 em Cannes, "uma ação determinada" para "manter a estabilidade financeira" e restaurar a confiança econômica.

De acordo com o rascunho, o Conselho Europeu também defende reformas adicionais do sistema monetário internacional, por meio da intensificação da vigilância das políticas e ferramentas de gerenciamento da crise, e medidas para combater "a excessiva volatilidade dos preços das commodities."

O Conselho Europeu pede ainda no texto que o G-20 aplique uma "execução oportuna e consistente" das regras financeiras de Basileia 3 e uma reforma do mercado de balcão de derivativos. O Conselho Europeu exortou o G-20 a explorar a introdução de um imposto sobre transações globais, segundo o rascunho. As informações são da Dow Jones.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário