MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Trinta e duas cidades de MT não vão aderir ao horário de verão, diz Cemat

 

Em 2010, estado teve redução de 5% na demanda do horário de pico.
MT economizou energia para abastecer Chapada dos Guimarães por 1 ano.

Do G1 MT
Trinta e duas cidades de Mato Grosso não devem aderir ao horário de verão em 2011. O número representa cerca de 22% dos 141 municípios do estado. A mudança no horário começa a meia-noite de sábado (15) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica. As pessoas que residem no estado, exceto os moradores da região do Araguaia, deverão adiantar os relógios em uma hora.

Apesar da região do Araguaia não ajustar os relógios durante esta época do ano, os horários destes municípios devem se igualar às demais cidades do estado. Isso porque, regularmente, esses municípios acompanham o fuso oficial de Brasília que é uma hora acima do horário local da maioria dos municípios de Mato Grosso. As informações são da Companhia de Energia Elétrica do Estado de Mato Grosso (Cemat). O horário de verão deve terminar no dia 26 de fevereiro de 2011.
Sob a perspectiva de redução de consumo, a concessionária de energia elétrica informou que as cidades do Araguaia influenciam pouco no total que o estado economiza durante o período do horário de verão. Segundo a concessionária, a queda no consumo é mínima devido ao reduzido número de habitantes das cidades do Araguaia. Outro fator apontado pela empresa é a pequena quantidade de indústrias localizadas na região se comparado com as regiões sul e norte do estado, que são mais desenvolvidas economicamente.
Questão cultural
Barra do Garças, uma das maiores cidades da região Araguaia, é uma das cidades que não aderem o horário no estado. De acordo com o prefeito da cidade, Vanderlei Farias, a população está acostumada a usar habitualmente o horário de Brasília devido à proximidade com o estado de Goiás. Ele também pontuou que o horário - semelhante ao de Brasília e diferente do restante do estado - não gera transtornos à população.

“Esta é uma prática habitual na região. Antes da divisão de Mato Grosso, o estado de Goiás era o local onde recorríamos quando precisávamos de algum auxílio, como saúde e alimentação. Tudo era mais acessível para nós da região no estado vizinho. Após a divisão de Mato Grosso, a utilização do horário se tornou uma questão cultural”, frisou.

Economia
Na edição anterior do horário de verão, a Cemat registrou uma redução de 5,36% na demanda de energia no horário de ponta em Mato Grosso. Ainda conforme a companhia, o horário de verão traz como benefícios a redução do consumo de energia, redução da geração térmica e garantia de maior confiabilidade e segurança ao sistema elétrico.
Em números absolutos, Mato Grosso atingiu uma redução de energia de 24.962,77 MWh em 2010/2011 nos horários de picos. Um índice de 18% de redução se comparado com a edição passada. De acordo com a fornecedora de energia, esta quantidade de energia que foi economizada na ultima edição é suficiente para abastecer, por um ano e dois meses, uma cidade do porte de Chapada dos Guimarães, que possuí uma população de pouco mais de 17 mil habitantes, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2010.
De acordo com a Cemat, estes são os municípios que não vão aderir ao horário de verão: Água Boa, Alto da Boa Vista, Alto Araguaia, Alto Taquari, Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, General Carneiro, Luciara, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Porto Alegre do Norte, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Serra Nova Dourada, Torixoréu e Vila Rica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário