MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de outubro de 2011

SP vai terceirizar serviços em parques estaduais





São Paulo - O Parque Estadual Intervales, no Vale do Ribeira, possui três pousadas e um restaurante. Já o Parque Estadual da Caverna do Diabo, na mesma região, conta com restaurante, loja de souvenir, centro de visitantes e guias para conduzir turistas.

Em breve, os serviços oferecidos nesses e em outros parques estaduais paulistas poderão ser operados por empresas, ONGs e comunidades locais, por meio de concessões. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assina na quinta-feira um decreto para permitir que a Fundação Florestal, que gerencia 92 unidades de conservação no Estado, formalize parcerias com a iniciativa privada para explorar os atrativos turísticos de 33 áreas.

No caso de Intervales, será possível terceirizar as pousadas e aumentar o número de leitos - hoje são 88. Na Caverna do Diabo, há potencial para oferecer tirolesa aos visitantes e criar novas trilhas. Os primeiros editais serão lançados no início de 2012, segundo João Gabriel Bruno, diretor executivo da Fundação Florestal. Ele diz que os editais poderão incluir a construção de novas instalações, dependendo da necessidade de cada parque.

A gestão ambiental e a fiscalização dos parques, porém, continuam sob responsabilidade do órgão. "Queremos aumentar a capacidade operacional da Fundação Florestal com foco na conservação e melhorar os serviços voltados para atendimento ao público visitante", diz Bruno Covas, secretário estadual do Meio Ambiente.

O diretor executivo da Fundação Florestal reforça que a medida modernizará a gestão. "No mundo inteiro é assim", afirma ele, citando parques na África e nos EUA como modelos. Na opinião do gestor do parque, Paulo Camarero, a gestão ficará mais ágil. "Imagina quanto tempo eu levo pelo Estado para conseguir comprar edredons para as pousadas?", indaga. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário