MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sindicato de SP diz que McDonald's faz jornada 'móvel e variável'

 

Sindicato diz que empresa não paga em momentos de menor movimento.
Rede afirma que paga todas as horas em que funcionário fica à disposição.

Do G1, em São Paulo
A rede de lanchonetes McDonald's foi acusada de explorar funcionários sob o pretexto de utilizar uma jornada de trabalho "móvel e variável", durante audiência pública ocorrida no Senado nesta segunda-feira (10).
De acordo com a denúncia, feita pelo Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentação Preparada e Bebida a Varejo de São Paulo e Região (Sinthoresp), nos momentos de menor movimentação em suas unidades, a rede faz com que parte de seus empregados permaneça em uma "sala de break", onde ficam à disposição do McDonald's, mas sem receber pelo horário em que ficam na sala.
Ainda segundo a denúncia do Sinthoresp, funcionários da rede McDonald's, em alguns meses, recebem menos de R$ 230.
O diretor de relações governamentais do McDonald's, Pedro Parizi, disse durante a audiência que a rede tem cerca de 40 mil funcionários em todo o país e "talvez tenha cometido um ou outro deslize". "As exceções não podem se tornar marcas de uma empresa. Se isso aconteceu, estamos aqui para dialogar", disse, ressaltando que o McDonald's vem adotando diversas ações para evitar problemas como esse.
A audiência foi promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH).
Resposta da empresa
A Arcos Dourados, que representa a marca McDonald’s no Brasil, informou, por meio de nota, que:
"Realiza o pagamento de todas as horas em que o funcionário está à disposição no restaurante, desde o momento em que chega até o que sai. A empresa foi uma das primeiras a adotar o ponto eletrônico biométrico no país, que registra todo o período trabalhado.
Paga o piso salarial determinado por todos os sindicatos que representam a categoria em cada cidade onde atua, que é sempre maior que o salário mínimo para o caso de quem cumpre a jornada integral de 44 horas semanais.
Paga o piso pelo valor da hora trabalhada determinado pelos sindicatos que representam a categoria nos casos em que os funcionários optam por uma jornada part-time, de modo a poder conciliar o tempo de trabalho com o de estudos. É importante enfatizar que a empresa só contrata funcionários que já tenham concluído ou estejam cursando o Segundo Grau.
A empresa informa que apurará qualquer caso que fuja à sua política aqui externada e que qualquer episódio pontual deve ser tomado como exceção e não como a política corporativa da empresa.
Pelo décimo-terceiro ano, a marca foi reconhecida pelo Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar no país, com destaque para as oportunidades profissionais e por ser uma das maiores geradores de emprego formal. A companhia possui um compromisso em cumprir rigorosamente a legislação trabalhista e segue o que é previsto e reconhecido por lei."

Nenhum comentário:

Postar um comentário