MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Seminário em AL traz técnicas de produção de inhame a agricultores

 

Mulheres aprenderam a aproveitar melhor a raiz na culinária.
Cultura gera renda para pequenos e médios produtores de Alagoas.

Do Globo Rural
Os agricultores do Vale do Paraíba, na zona da mata de Alagoas, região maior produtora da raiz do estado, participaram do festival do inhame.
Há quatro anos, o agricultor Vioney Cavalcante se dedica à atividade e a produção garante o sustento da família. “Dá para tirar em torno de R$ 2 mil a R$ 2,5 mil por mês”, calcula.
Para melhorar a qualidade do produto e aumentar a renda dos agricultores, todos foram capacitados no 6º Seminário Regional da Cultura do Inhame com o objetivo de incentivar o produtor a não desistir da atividade por causa do nematóide, praga que destrói a plantação.
O agricultor Geraldo Justino, que herdou a atividade do pai, levou uma amostra da roça para comprovar que o inhame da região é de primeira qualidade. “Para provar que é possível produzir inhame sem nematóide e sem casca preta seguindo algumas regras que passei para os agricultores”, diz.
As demonstrações práticas são feitas no campo, onde os produtos aprendem a preparar a terra para o plantio do inhame. O manejo do solo é feito com a utilização de um implemento agrícola.
A maioria das pessoas tem o hábito de comer inhame apenas cozido. No festival os moradores de Chã Preta descobriram a potencialidade da raiz como base culinária. Com o inhame são preparados brigadeiros, beijinhos, pudim, mousse, pão, bolos e tortas. O projeto do município é levar a ideia para a merenda escolar.
O inhame é conhecido como cará em algumas partes do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário