MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Rio São Francisco é homenageado pelo aniversário de 510 anos

 

Alagoanos da cidade de Penedo deram um abraço simbólico no rio.
Procissão de barcos foi destaque da festa em Petrolina, Pernambuco.

Do Globo Rural
Foi há 510 anos, na expedição do navegador Américo Vespúcio, que o rio recebeu o nome de São Francisco, dia do santo comemorado no dia 04 de outubro. A data foi festejada pelos índios kariri-xocó do município ribeirinho de Porto Real do Colégio. Com os corpos pintados, eles dançaram o toré em homenagem ao Velho Chico.
O coral Vozes, da cidade de Penedo, Alagoas, local das comemorações, expressou a gratidão do povo ribeirinho ao Velho Chico cantando a Oração de São Francisco.
Enquanto o rio recebia um abraço simbólico, 600 mil peixes jovens das espécies piau, curimatã e piaba foram soltos nas águas do Velho Chico, mas outras ações são necessárias para que os novos habitantes do rio sobrevivam.
Na região de Petrolina, em Pernambuco, os ribeirinhos homenagearam o rio São Francisco com festa e procissão de barcos. Os fiéis partiram da ilha do Massangano para participar da procissão sobre as águas do Velho Chico.
Acompanhados da imagem de São Francisco de Assis, os devotos aproveitaram também o por do sol. Depois de quase duas horas de percurso, as barcas retornaram à ilha onde um altar improvisado recebeu o protetor do meio ambiente e dos animais.
A missa é o momento em que os ribeirinhos comemoram o descobrimento do rio São Francisco, uma fonte de riqueza e de prosperidade para quem mora na região. Os pescadores fizeram questão de acompanhar o cortejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário