MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Recife deve receber 95 mil passageiros de cruzeiro, estima Porto

 

Número de visitantes cresceu 10% em relação ao ano passado.
Temporada começa nesta terça-feira e G1 preparou roteiro para turistas.

Luna Markman Do G1 PE
A temporada de cruzeiros em Pernambuco começa nesta terça-feira (25). De acordo com o presidente do Porto do Recife, Pedro Mendes, de outubro de 2011 a abril de 2012, estão previstas 71 paradas de navios, trazendo 95 mil passageiros, 10% a mais que no mesmo período do ano passado - quando foram registrados 68 paradas e 87 mil turistas.

“De 2008 para cá, houve um crescimento de 40% no número de cruzeiristas que passaram pelo Recife. Acredito que o trade turístico do Estado está vendendo bem a cidade como um destino de viagem”, disse Mendes.
Os transatlânticos atracarão no Armazém 7 do terminal recifense, entregue reformado no início de 2010. Este ano, foram incluídos no espaço um escritório da Polícia Federal, um galpão de despacho de malas, pontos de telefonia e ventiladores. Profissionais bilíngues ficarão em um estande, para dar informações sobre a capital pernambucana e cidades vizinhas. Também haverá um maior número de táxis na porta do local.
Segundo o presidente, ainda em novembro deste ano será dada a ordem de serviço para obras do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Recife, construção que ficará atrás do Armazém 7. “A licitação já está em andamento e deve ser homologada no próximo mês. O investimento será de R$ 28 milhões, e parte do recurso virá do PAC da Copa. O terminal deve ficar pronto em 2013”, falou. O Governo estadual entrará com R$ 4,5 milhões.
O turista de cruzeiro passa, em média, entre 12 e 24 horas no continente, dependendo do pacote comprado. Para este intervalo, o G1 sugere alguns passeios.
Bairro do Recife
Marco Zero do Recife, Torre Malakoff, Praça do Arsenal, Rua do Bom Jesus, Sinagoga Kahal Zur Israel, Rua da Moeda e o Paço Alfândega são algumas atrações do bairro, onde está localizado o Porto do Recife. Como chegar: dá para conhecer tudo a pé, aproveitando o horário comercial.

Mercado de São JoséÉ o mais antigo edifício pré-fabricado em ferro no Brasil, exportado da Europa para o Recife, no final do século XIX. Tem 561 boxes cobertos vendendo artesanato regional, ervas medicinais e folhetos de cordel, além de 116 outros destinados a peixes, crustáceos, carnes e frutas. Como chegar: fica na Praça Dom Vital, no bairro de São José, área central. São 14 minutos de caminhada, em média, a partir do Marco Zero.
Mercado de São José (Foto: Luna Markman/ G1)Mercado de São José (Foto: Luna Markman/ G1)
Pátio de São Pedro
Surgiu a partir da construção da igreja de São Pedro dos Clérigos, nas primeiras décadas do século 18. No local, há a Casa do Carnaval, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, o Memorial Chico Science e o Centro de Formação em Artes Visuais, além de outras atrações. Como chegar: fica no bairro de São José área central. São 12 minutos de caminhada, em média, a partir do Marco Zero.

Praia de Boa Viagem
Um das mais famosas de Pernambuco, tem águas calmas e piscinas naturais, formadas a partir dos arrecifes, nos sete quilômetros de extensão da praia. Tem calçadão para caminhadas, pista exclusiva para cooper e quiosques. Como chegar: fica no bairro de Boa Viagem, entre o Pina e Piedade, a cerca de 10 Km do Marco Zero.

Praia de Boa Viagem (Foto: Vanessa Bahé/ G1)Praia de Boa Viagem (Foto: Vanessa Bahé/ G1)
Sítio Histórico de Olinda
Conserva o traçado urbano e a paisagem da vila fundada em 1535, por Duarte Coelho Pereira, quando os portugueses iniciaram a ocupação do Brasil. Entre os pontos mais visitados estão o Mosteiro de São Bento e a Igreja da Sé, além das barraquinhas de tapioca. Como chegar: fica em Olinda, distante 6 Km do Marco Zero.
Mosteiro de São Bento (Foto: Vanessa Bahé/ G1)Mosteiro de São Bento (Foto: Vanessa Bahé/ G1)
Porto de Galinhas
Famosa pelas piscinas naturais, onde se mergulha com peixes coloridos – jangadas alugadas levam em 5 minutos. Tem comércio variado, bons restaurantes e bares badalados. Como chegar: pegar a BR-101 (sentido Litoral Sul, até o município de Escada) e a PE 60 (até Ipojuca). Fica a cerca de 67 Km do Marco Zero.
Itamaracá
A praia de Enseada dos Golfinhos e o Forte Orange, uma construção do período holandês, são paradas obrigatórias, assim como visitar a Coroa do Avião, uma ilhota no meio do oceano Atlântico. O turista ainda pode conhecer o Ecoparque Peixe-Boi & Cia (Centro Mamíferos Aquáticos do Ibama) e a Vila Velha. Como chegar: de carro ou ônibus, pela BR-101 Norte e pela PE-35, após o município de Abreu e Lima. Também se chega na ilha por mar, a partir da praia da Gavôa, próximo à Maria Farinha, de onde também saem balsas. Fica na Região Metropolitana do Recife, a cerca de 50 Km do Marco Zero.

Ilha de Itamaracá (Foto: Divulgação/ Ministério do Turismo)Ilha de Itamaracá (Foto: Divulgação/ Ministério do Turismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário