MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 2 de outubro de 2011

Raiva mata mais de 100 cabeças de gado neste ano em MT, alerta Indea

 

Últimos casos de raiva animal foram registrados na região sul do estado.
Técnicos do Indea têm capturado morcegos e alertado pecuaristas de MT.

Do G1 MT com informações da TV Centro América

Cerca de 50 focos de raiva bovina registrados neste ano já causaram mais de 100 mortes de animais em Mato Grosso. Os dados são do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea-MT) que está monitorando o número de casos. As últimas perdas de cabeças de gado aconteceram em setembro no município de Juscimeira, a 164 km de Cuiabá.
Os profissionais do Indea estão capturando, por meio de trabalhos de campo, os chamados morcegos hematófagos. Os animais são os responsáveis por transmitir o vírus da raiva bovina. “A gente faz o controle da população de morcegos procurando os abrigos localizados em cavernas, casas abandonadas e embaixo de pontes”, comentou o veterinário do Indea, Sério Vicentini. Os técnicos armam armadilhas com telas para capturar os maniferos. (Vídeo mostra o trabalho dos técnicos do Indea)
Prejuízos
O pecuarista José Alves de Oliveira, dono da fazenda Cantagalo onde cinco animais morreram em setembro, estimou um prejuízo de R$ 6 mil. “Assim que ocorreu a primeira morte, nós já informamos o Indea. O veterinário veio logo em seguida, coletou o material que foi levado ao laboratório e constatou que foi a raiva que causou a morte do animal”, explicou o engenheiro agrônomo Roni Rodrigues de Oliveira.
Na fazenda de 170 hectares, o Indea já começou o processo de vacinação das cerca de 300 cabeças de gado. Diante dos casos registrados na propriedade, 30 dias após a primeira vacinação será aplicado um novo reforço. Além disso, durante o período de dois anos, a cada seis meses, os animais serão novamente vacinados.

Só na região Sul do estado, os técnicos do Indea já notificaram 45 propriedades que estão localizadas no entorno da fazenda onde foram registrados os primeiros casos de raiva, em um raio de aproximadamente 12 km. Os profissionais do Indea têm alertado os pecuaristas para a importância da vacinação dos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário