MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

sábado, 22 de outubro de 2011

Prova do Enem aborda revolta árabe, caras pintadas, internet e combustível

 

Primeiro dia teve questões de ciências humanas e da natureza.
Estudantes consideraram a prova trabalhosa.

Do G1, em São Paulo
Caderno de provas do Enem (Foto: G1)Caderno de provas do Enem (Foto: G1)
Temas como revolta árabe, internet, combustíveis, poluição e saúde pública foram abordados no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com mais de 5,3 milhões de inscritos, o Enem promoveu neste sábado (22) as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões cada.
O G1 teve acesso a um exemplar da prova azul do Enem. A primeira questão da prova trata da primavera árabe e pergunta de que forma a internet influenciou os movimentos populares nos países do Oriente Médio. A prova também trouxe uma questão sobre o movimento dos jovens brasileiros no início dos anos 90, os "caras pintadas", que fez parte do processo que culminou com o impeachmente do então presidente Fernando Collor de Mello. A prova de humanas reuniu questões de história, geografia, sociologia e filosogia.
Primeiras páginas da prova de ciências humanas de um candidato do Enem (Foto: G1)Primeiras páginas da prova de ciências humanas de um candidato do Enem (Foto: G1)
A prova de ciências da natureza abordou questões de física, química e biologia. Entre os temas abordados estão as fórmulas dos combustíveis, o desmatamento da mata atlântica, o vírus HPV e questões de genética.
Estudantes ouvidos pelo G1 consideraram a parte de química díficil. "Química estava complicada. Tudo parece mais difícil devido ao cansaço. Achei a prova muito longa", concluiu Christiano Adelino, estudante do Rio que concorre a uma vaga para o curso de engenharia. Ele terminou a prova em pouco mais de duas horas.
Primeiras páginas da prova de ciências da natureza de um candidato do Enem (Foto: G1)Primeiras páginas da prova de ciências da natureza de um candidato do Enem (Foto: G1)
As provas foram consideradas “cansativas e trabalhosas” por estudantes paulistanos. O excesso de textos foi o maior motivo de reclamações. “Chegava uma hora que ficava chato ler tanto texto. Dava até preguiça. Chutei várias”, disse o estudante Lucas Vinícius dos Santos, de 17 anos. , um dos primeiros a terminar o exame no campus da Uninove situado na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo.
Neste domingo (23), o segundo dia do Enem terá provas de matemática e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias (que engloba português, lingua estrangeira - inglês ou espanhol, educação física e artes. Os portões serão fechados às 13h (no horário de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário