MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de outubro de 2011

Projeto de gestão melhora produção e venda de hortaliças em SP

 

Produtor de São José do Rio Preto melhorou produção e vendas.
Vinte empresas da região já participam do Sebrae Mais.

Do PEGN TV
Muitas vezes, pequenos erros se acumulam e provocam grandes prejuízos aos negócios. Em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, um empreendedor rural implantou um projeto de gestão e alavancou a produção e a venda de hortaliças.
Para eliminar os erros, o empreendedor rural Marcos Dionísio Repiso foi para o computador e se inscreveu no Sebrae Mais. É um programa com oito soluções para empresas avançadas,que vão desde idéias para inovação até estratégias de exportação. ele estudou uma hora por dia, durante três meses.
“Ao mesmo tempo que você está em sua casa ou na empresa, você está fazendo o curso”, diz Repiso.
Com o projeto do Sebrae, até o antigo dilema de quanto cobrar pelas hortaliças foi resolvido. A falha foi corrigida depois que o empresário fez um dos módulos do programa: “gestão financeira – do controle à decisão”.
“A gente formou o preço de acordo com a dificuldade. A gente via que não sobrava dinheiro, achava que tava tomando prejuízo e aumentava o preço. E hoje não. Hoje eu consigo saber o meu custo, para achar o preço onde eu tenho que colocar o valor agregado no meu produto”, conta o empresário.
Vinte empresas da região já participam do Sebrae Mais.
“São 90 dias de curso, em torno de 115 horas de treinamento, em que o empresário passa, através do estudo da realidade financeira da sua empresa, a gerenciar melhor e tomar decisões mais assertivas”, conta Luís Lobrigatti, do Sebrae de São José do Rio Preto/SP.
E a decisão mais acertada de Marcos Repiso foi deixar de usar apenas a intuição no gerenciamento do negócio.
“Era o famoso achômetro. Eu achava que vendia tanto, que sobrava tanto, o que sobrava na conta eu achava que era lucro, quando não sobrava dinheiro na conta eu achava que tava tomando prejuízo e assim eu ia chutando”, conta.
Ele também diminuiu as perdas com o excesso de plantação. Agora, usa relatórios dos supermercados para saber quais verduras e temperos são mais vendidos. “Eu consigo planejar certinho o meu plantio, porque aquele produto que tá tendo pouca aceitação no mercado, eu diminuo o plantio dele até chegar à quantidade que eu preciso plantar”, explica.
Os “Encontros Empresariais” são reuniões em que cerca de 200 empreendedores debatem um tema relacionado à gestão, como finanças ou marketing.
“Cada um coloca sua experiência naquela questão. Essa troca de conhecimento, de experiência, é muito importante, porque é de empresário para empresário”, diz Lobrigatti, do Sebrae.
E o Sebrae Mais tem outros seis módulos: Empretec; Planejando para Internacionalizar; Gestão e Inovação; Estratégias Empresariais; e Ferramentas de Gestão Avançada. Podem participar empresários que tenham negócios com mais de dois anos e com mais de nove funcionários.
“Toda empresa sempre tem algo a mais a melhorar. Pode estar num estágio bom e melhorar ainda mais. E os produtos do Sebrae Mais - têm esse objetivo: ajudar as empresas a evoluir ainda mais no estágio que estão”, diz Lobrigatti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário