MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Professores em greve no Ceará protestam contra choque com a PM

 

Dois professores grevistas se feriram em choque com a PM na quinta (29).
Professores protestam contra piso aprovado na Assembleia Legislativa.

André Teixeira Do G1 CE
Alunos fizeram queimada simbólica de matérica aprovada na Assembleia que trata do piso do professores da rede estadual. (Foto: André Teixeira/G1)Alunos fizeram queimada simbólica de matéria aprovada na Assembleia Legislativa que trata do piso dos professores da rede estadual. (Foto: André Teixeira/G1)
Professores da rede estadual do Ceará, em greve há dois meses, realizaram na tarde desta segunda-feira (3) uma passeata da Assembleia Legislativa do Estado ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado.
O percurso tem 800 metros e foi um protesto contra o conflito realizado entre professores e policiais militares na quinta-feira (29), na Assembleia, em que dois professores ficaram feridos.
Na ocasião, o presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio (PSB), disse que a força policial foi usada para garantir a segurança de parlamentares e professores e para evitar uma possível depredação do prédio público. Nenhum representante do Governo do Estado se manifestou a respeito do protesto realizado nesta segunda-feira.
O ato realizado nesta segunda-feira reuniu cerca de dois mil manifestantes, de acordo com a Polícia Militar, entre professores, alunos das redes estadual e municipal e de escolas privadas. “A greve está prejudicando os alunos da rede pública e é injusto que os alunos não concorram no mesmo nível dos alunos das escolas privadas”, diz o aluno de escola particular Luiz Henrique, de 18 anos.
Cerca de 80 policiais do Batalhão de Choque estiveram presentes para trabalhar na segurança do local. O entorno do Palácio da Abolição também teve trânsito bloqueado e a Autarquia Municipal de Trânsito fez os desvios na região. O entorno da sede do Poder Executivo estadual é território de segurança permanente desde do dia 25 de agosto deste ano e garante ao Governo o poder de controlar o trânsito na área.
Piso
Os manifestantes fizeram uso de um caminhão com equipamento de som e vários manifestantes protestaram contra a aprovação da matéria que reajusta o piso dos professores do estado na última quinta-feira. A matéria concede o piso para professores com ensino médio de R$ 1.187. Pela lei, de acordo com o presidente do sindicato dos professores, Anízio Melo, professores graduados deveriam receber 60% a mais que o piso de professores com ensino médio. Mas, alega, atualmente recebem 23% a mais.
Alunos fizeram uma queimada simbólica de uma cópia da mensagem do Executivo aprovada na Assembleia Legislativa. Para esta terça-feira (4), está prevista uma reunião do governador Cid Gomes (PSB) com dirigentes do sindicato dos professores. Segundo Anízio Melo, os principais pontos de reivindicação são o pedido para revogar a matéria aprovada na Assembleia e a reabertura de diálogo com a categoria para pedir alterações no piso dos professores estaduais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário