MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de outubro de 2011

Produtores de caju esperam uma safra de 160 mil toneladas no Ceará

 

A safra de 2011 chega para aliviar perdas de dois anos seguidos no estado.
Se houvesse mais mão de obra, aproveitamento dos frutos seria ainda maior.

Do Globo Rural
Na fazenda de 320 hectares no município de Pacajus, a 50 quilômetros de Fortaleza, no Ceará, a colheita não pára. São 150 caixas todos os dias, trabalho realizado por dez famílias de pequenos agricultores. Segundo eles, se houvesse mais mão de obra, o aproveitamento dos frutos seria ainda maior.
A expectativa dos produtores cearenses é de uma safra de 160 mil toneladas, quantidade quatro vezes maior em relação ao ano passado. A chuva de mais de 800 milímetros ajudou. Com as pesquisas da Ematerce, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, chegaram a um caju muito doce e sem acidez.
O caju inteiro e sem manchas é comercializado principalmente para as regiões Sul e Sudeste. O pedúnculo vira suco e doce. A castanha é sempre muito bem cotada no mercado internacional. Nem o caju que cai antes de ser colhido se perde. Ele vai para a secagem, passa pelo triturador e vira ração animal das mais nutritivas.
A safra de 2011 chega para aliviar as perdas de dois anos seguidos e firmar o caju como principal fonte de renda para 45 municípios cearenses. A produção brasileira de castanha de caju deve chegar a 293 mil toneladas, 187% a mais que a safra do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário