MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Procura por cogumelo shimeji faz aumentar produção em São Paulo

 

Trabalho nas estufas é intenso em Mogi das Cruzes, em SP.
Por mês são produzidos de 40 a 60 toneladas de cogumelo shimeji.

Do Globo Rural
A temperatura na estufa climatizada varia entre 15º e 16º, ideal para o cultivo do cogumelo do tipo champignon, o mais produzido na região de Mogi das Cruzes, na grande São Paulo.
A técnica garante produção o ano inteiro, mas é na primavera que a safra atinge os melhores resultados. Da região sai uma média de cinco toneladas por mês, 30% a mais do que no inverno.
O agricultor Álvaro Osako explica que cada plástico cheio de composto rende de dois a 2,5 quilos de cogumelo e a aceitação no mercado é cada vez maior.
Há muita procura também pelo shimeji preto, que ocupa sete galpões de 1,5 mil metros quadrados. Cultivado em garrafas plásticas, desde o preparo do composto até a colheita são 45 dias de produção quase artesanal. Por mês são produzidos de 40 a 60 toneladas de cogumelo shimeji que abastecem os mercados de todo o país. O aumento da procura fez o produtor construir um novo galpão para atender aos pedidos.
Mas o shimeji branco não pode ser plantado em galpões climatizados, como no sítio em Suzano, na grande São Paulo. Mas o sucesso da produção depende do clima. A temperatura ideal para o cultivo varia de 24º a 25º. Só que nas últimas semanas a região registrou temperaturas de mais de 30º, o que reduziu a produção em 15%, mesmo com as alternativas encontradas pelo produtor para diminuir o calor.
Os 14 galpões rústicos do sítio produzem 4,5 toneladas de cogumelo por mês. Cada bandeja de 200 gramas é vendida para os clientes de São Paulo e do Rio de Janeiro por R$ 2, um valor que não agrada o agricultor. Segundo ele, a embalagem deveria ser vendida por R$ 2,50. Mas a desvalorização é causada pela oferta generosa do shimeji no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário