MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Premiê canadense presta homenagem a Nobel de medicina

 

Ralph Steinman morreu três dias antes do anúncio do prêmio.
Médico e pesquisador canadense trabalhava nos EUA.

Da France Presse
Steinman será mantido como um dos vencedores do Nobel de medicina de 2011. (Foto: France Presse)Mesmo morto, Steinman será mantido como um
dos vencedores do Nobel de medicina de 2011
(Foto: France Presse)
O Canadá prestou homenagem nesta segunda-feira ao cientista Ralph Steinman, 68 anos, que morreu na sexta passada (30/9), três dias antes de ganhar o Prêmio Nobel de Medicina junto a outros dois pesquisadores.
"Em nome de todos os canadenses, gostaria de render homenagem aos notáveis sucessos de Ralph M. Steinman e de seus colegas Jules A. Hoffmann e Bruce A. Beutler, que hoje conquistaram o Prêmio Nobel de Medicina", disse o primeiro-ministro Stephen Harper.
O trio foi premiado por seu trabalho sobre o complexo sistema de defesa do organismo, no qual as moléculas de sinalização liberam anticorpos e células assassinas para responder à invasão de micróbios.
"Sua investigação revolucionou o conhecimento do sistema imunológico e abriu novas possibilidades para o desenvolvimento de métodos de prevenção e tratamento contra infecções, câncer e doenças inflamatórias", assinalou Harper.
"Graças a sua dedicação se expandiram os limites da ciência e da medicina", disse Harper ao homenagear Steinman, nascido em Montreal no dia 14 de janeiro de 1943, mas que residia nos Estados Unidos.
Harper destacou que os canadenses choram a perda de Steinman e lamentou que a notícia do prêmio tenha saído apenas após sua morte.
O Nobel "foi uma merecida homenagem por seu trabalho de toda uma vida".
Steinman morreu de câncer de pâncreas na sexta-feira passada, informou a Universidade Rockefeller de Nova York, onde o cientista trabalhava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário