MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 23 de outubro de 2011

'Prefiro não viver em rede', diz jovem de MT após fim da redação no Enem

 

Tema da redação do Enem foi sobre viver em redes no século 21.
Gabaritos das provas objetivas serão divulgados na terça-feira (25).

Ericksen Vital Do G1 MT
Aluno Enem Cuiabá (Foto: Ericksen Vital/G1)Lázaro avaliou como fácil o tema proposto na
redação do Enem (Foto: Ericksen Vital/G1)
Os primeiros alunos que terminaram as provas no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (22), em Cuiabá (MT), avaliaram como fácil o tema da redação “Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado". Segundo os alunos ouvidos pela reportagem do G1, a redação sobre um tema da atualidade possibilitou uma maior intimidade com o tema proposto. No entanto, a relação das pessoas contemporâneas com a internet dividiu opiniões.
O vendedor de equipamentos eletrônicos Lázaro Luan da Silva, 22 anos, que busca cursar engenharia civil, criticou as pessoas que interagem platonicamente com a web. Segundo ele, as pessoas devem usar o meio como forma de obter conhecimento, porém é preciso manter a independência e viver a vida real. “Prefiro não viver em rede, conectado o tempo todo. Prefiro que as pessoas vivam a vida pessoal”, comentou o aluno, que considerou fácil discutir o assunto no Enem.
Opinião diferente tem a estudante de direito de uma universidade particular da capital, Larissa Silva Moraes, de 18 anos, que confessou não conseguir viver sem internet. “Eu passo o dia todo navegando e não consigo mais viver sem internet. Ela é essencial na vida do homem do século 21”, comentou a garota, que busca cursar direito na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A instituição destina 100% das vagas para os alunos que fizeram o Enem.
Larissa Silva, enem Cuiabá (Foto: Ericksen Vital/G1)A estudante Larissa Moraes diz que não consegue
viver sem internet (Foto: Ericksen Vital/G1)
Além da redação, foram feitas neste domingo as provas de matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias. A matemática foi o tema considerado mais difícil por muitos alunos. A vendedora Larissa Rosa de Castro, de 21 anos, que prestou o exame para tirar o certificado de conclusão do Ensino Médio, relatou que se comparado com redação teve muitas dificuldades. “A redação eu consegui escrever e desenvolver o tema, mas matemática eu fui no famoso 'mamãe-mandou' para escolher as respostas”, brincou.
No entanto, nem todos reclamaram da prova de matemática. Alguns acharam que ela estava até fácil ou, no máximo, em um nível médio. Um deles é o estudante de letras Lídio de Lima, 26 anos, que foi o primeiro a deixar o principal local de prova na capital. Ele comentou que diferentemente das provas realizadas no sábado, a de matemática não trouxe pegadinhas. “Ontem tinham muitas pegadinhas. Hoje, as respostas estavam claras, às vezes, nos próprios enunciados”, declarou o jovem, que busca passar no curso de administração da UFMT.
Mais de 130 mil estudantes fizeram as provas do Enem neste fim de semana em Mato Grosso. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep às 20h de terça-feira (25), segundo o Inep. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011, no dia 4 de janeiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário