MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Prefeitura de Águas Lindas (GO) desmata área de proteção ambiental

 

Secretário de meio ambiente afirma que objetivo é construir casas populares.
Proprietário do local entrou com pedido de reintegração de posse.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
A Prefeitura de Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal, se envolveu em uma disputa judicial por causa do início do trabalho para construção de casas populares de um programa do Governo Federal.
O proprietário do terreno questiona o uso da área e diz que houve desmatamento em área de preservação. O secretário de Meio Ambiente da cidade, Lúcio Mauro Rodrigues, admite o desmatamento e diz que ele ocorreu para "viabilizar o projeto" e que não trará impacto para a natureza: “Se trata mesmo de uma área de proteção ambiental. O que foi feito lá foi uma limpeza para a viabilização do projeto.”
Segundo ele, a derrubada foi feita sem licença ambiental: “Não tem licença. Esse é o primeiro passo que a gente deu para entrarmos com o pedido de toda parte de documentação legal”, afirma.
O locutor Gean Fernandes, dono do local há 15 anos, diz que pelo menos 10% da fazenda de 80 hectares já foram destruídos. “Eles disseram que a área era deles, não apresentaram nenhum documento, nenhuma prova, e disseram ainda que tudo seria limpado para a implantação do projeto”, conta.
O proprietário entrou com um pedido de reintegração de posse na Vara de Fazendas Públicas de Águas Lindas e aguarda uma decisão judicial. Ele afirma que o prejuízo causado para a natureza é incalculável. “Nós nunca fizemos isso. Aqui tinha pés de pequi, jatobá e agora como vamos manter o cerrado nativo? É de entristecer”, lamenta.
De acordo com a Vara de Fazendas Públicas o pedido de reintegração ainda não foi analisado e também não tem data para que isso aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário