MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Pesquisadores desvendam a genética da batata

 

Cientistas de várias partes do mundo se uniram nos estudos.
Intenção é desenvolver variedades resistentes ao clima e às doenças.

Do Globo Rural
Quatro anos de trabalho foram necessários com a união de 29 instituições espalhadas pelo mundo, entre elas, a Embrapa. Os cientistas identificaram o genoma da batata, o conjunto de informações dentro das células com todas as características hereditárias, como cor, sabor e textura.
O genoma é uma sequência de DNA, substância química com o código genético que se parece com duas fitas entrelaçadas. A batata tem pelo menos 39 mil genes, quase o dobro do ser humano.
Com a descoberta, os cientistas podem identificar, por exemplo, genes mais resistentes à murcha bacteriana, doença que mata a planta e é considerada a mais séria nas áreas de plantio da zona tropical. "A gente vai poder detectar as plantas que têm o potencial com maior resistência e daí selecionar as melhores e fazer a exposição às doenças”, explica Carlos Alberto Lopes, agrônomo da Embrapa Hortaliças.
O conhecimento do DNA da batata também vai permitir o desenvolvimento de variedades mais resistentes ao calor. A batata não suporta temperaturas acima de 15 graus, durante à noite, o que torna a produção torna economicamente inviável.
O próximo passo do estudo é a anotação genética. Os pesquisadores brasileiros vão identificar os genes específicos para obter materiais resistentes à murcha bacteriana e ao calor.
O resultado da pesquisa foi capa no mês de julho da revista Nature, uma das mais respeitadas publicações do meio científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário