MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

domingo, 9 de outubro de 2011

Pecuaristas de Goiás estão apostando na raça de animais jersolando

 

Vacas produzem leite com melhor sabor e mais gordura, diz fazendeiro.
Cerca de 70 animais chegam a produzir uma média de 1.800 litros por dia.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
Pecuaristas goianos estão apostando em uma nova raça de gado. Após realizarem o cruzamento entre vacas jersey e holandesa, fazendeiros descobriram que a jersolando pode ter o leite mais produtivo e de boa qualidade. “O produto oferecido por essa raça de animal tem mais concentração de gordura, melhor sabor, maior presença de cálcio e proteína, além do preço mais acessível”, garante Fausto Souza Batista, pecuarista há 15 anos.
Ele garante que tem compradores certos. “As fábricas de sorvete, iogurte e laticínios estão preferindo o leite da jersolando. Ele rende mais e a qualidade é garantida”, explica Batista, que pretende futuramente ter no plantel somente vacas dessa raça e também jersey.
Produção
Itari Ribeiro Primo, gerente de uma fazenda do município de Trindade (GO), a 26 km de Goiânia, comemora o resultado das 70 vacas jersolando, que - segundo ele - chegam a produzir 25 litros por cabeça, somando diariamente uma média de 1.800 litros leite. “Com alimentação balanceada na hora da ordenha, excelência no pasto e tratamento com silagem durante a seca, conseguimos esses números” ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário