MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Parceria com indústria anima produtores de batata em SP

 

A empresa fornece assistência técnica e sementes para o plantio.
Em troca, os agricultores garantem a venda de toda a safra.

Do Globo Rural
O produtor Arari de Oliveira Filho planta batata há quase 20 anos. Em sua propriedade em Vargem Grande do Sul, São Paulo, a área plantada cresceu bastante nas duas últimas décadas: de 40 para 300 hectares. Além disso, o agricultor passou a cultivar variedades adaptadas para a região e conseguiu melhorar a produtividade.
Os resultados foram conseguidos depois de uma parceria entre produtores de Vargem Grande do Sul e uma grande indústria de alimentos. Em campos experimentais testes são realizados com tipos diferentes de batata e a melhor forma de cultivo. Tudo é passado para o produtor.
São quatro variedades de batatas, duas delas exclusivas da companhia. Nos 17 anos de existência do projeto, as novas técnicas de plantio introduzidas nas lavouras já reduziram as perdas em 90%.
Mas o acesso a tantos benefícios exige uma contrapartida dos produtores: um contrato de exclusividade. Outra diferença da parceria é a forma de pagamento. O preço da batata é pré-fixado em contratos anuais.
A empresa está expandindo a parceria para outros produtos agrícolas como aveia, girassol e coco. O projeto que começou no interior de São Paulo já se estendeu para o Paraná, Goiás e Minas Gerais.
Para fazer parte do negócio é preciso pensar no meio ambiente evitando o desperdício de recursos naturais e reciclando a água na lavagem da batata. Outra preocupação é com as leis trabalhistas e o uso de equipamentos de proteção na lavoura, medidas que agradam os trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário