MEDIÇÃO DE TERRA

MEDIÇÃO DE TERRA
MEDIÇÃO DE TERRAS

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Paraná bate recorde no número de transplantes de órgãos e córneas

 

Até setembro deste ano, foram realizados 1.191 cirurgias.
Maior índice foi em 2009, quando foram realizados 886 transplantes.

Adriana Justi Do G1 PR
Um balanço feito pela Secretaria Estadual da Saúde do Paraná (SESA-PR) mostrou que o número de transplantes de órgãos e córneas, a partir de doadores mortos, realizados até setembro de 2011, foi o maior já registrado desde a criação da Central Estadual de Transplantes, no ano 2000. Foram 1.191 doações. Até então, o maior índice havia sido registrado em 2009, quando foram realizados 886 cirurgias.
De acordo com a Sesa, o aumento se deve à agilidade das equipes na captação e no transporte dos órgãos, que agora podem ser feitos com a utilização de aviões e helicópteros do governo, e as campanhas de conscientização junto às famílias em hospitais.
Clóvis foi transplantado em dezembro de 2010 e hoje tem uma vida normal.  (Foto: Arquivo pessoal)Clóvis foi transplantado em dezembro de 2010 e
hoje tem uma vida normal. (Foto: Arquivo pessoal)
O ex-policial militar Clóvis Nascimento tem 43 anos, passou pelo transplante de rim em dezembro de 2010 e comemora o resultado. "Eu esperei dez anos pela cirurgia. A família que doou o órgão me devolveu a vida. Antes eu vivia passando mal e praticamente morava nos hospitais e hoje levo uma vida normal", contou Nascimento.
A diretora da Central Estadual de Transplantes Arlene Badoch, disse que as famílias também se sentem mais seguras na hora de autorizar a doação. "A doação só pode ser realizada se os familiares autorizarem, por isso é importante que as pessoas manifestem a vontade de serem doadores de órgãos aos parentes mais próximos", afirma.
Clóvis disse que a esposa foi a primeira a tentar doar o órgão, mas não foi compatível. "Mesmo assim ela já afirmou ser doadora e com certeza vai poder ajudar outra pessoa no futuro", ressalta.
Em todo o Paraná, são 54 serviços credenciados para a realização de transplantes de órgãos e córneas.  "Nós temos à disposição profissionais capacitados para realizar diversos tipos de transplantes”, afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário